O telespectador que quiser assistir aos programas transmitidos pela TV digital, cujas primeiras transmissões estão programadas para ocorrer a partir de julho na região metropolitana de São Paulo, ainda em caráter experimental, terá de comprar um conversor para alterar o sinal digital para a TV que funciona no sistema convencional (analógico).
Segundo informou nesta terça-feira (10/4) o ministro das Comunicações, Hélio Costa, o conversor poderá custar em torno de R$ 100 e já estará disponível para venda a partir de junho, na capital paulista. ?Esse adaptador que será colocado no mercado vai ser muito simples. É evidente que, nos próximos anos, teremos conversores mais modernos?, frisou.
O ministro disse, ainda, que o governo abrirá linhas de crédito para que a população possa comprar o aparelho nos próximos dez anos ? em 2016, o sistema digital estará definitivamente implantado no país, de acordo com as previsões do governo. ?O financiamento será via Banco Popular, Caixa Econômico Federal e Banco do Brasil?, pontuou.
Os conversores, com o sistema de modulação japonês de TV Digital, serão fabricados no pólo industrial de Manaus (AM).
Com informações da Agência Brasil.