As especificações e os critérios para homologação do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav) estarão concluídos em até 60 dias. A afirmação foi feita nesta terça-feira (10/4) pelo diretor técnico do Denatran, Mauro Mazzamati, no workshop Siniav, que acontece até esta quarta-feira, em São Paulo, ao falar sobre a importância do documento que está sendo elaborado durante o encontro, e que contém sugestões técnicas de 300 representantes da iniciativa privada e de órgãos públicos ligados ao trânsito.
O documento será encaminhado pelo Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, instituição responsável pelas especificações técnicas do projeto, ao Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), responsável pela implantação do sistema e que tem representantes de diversos ministérios, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro e da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET).
O workshop ocorre exatamente com o propósito de consolidar as demandas dos setores público e privado, para atender a Resolução 212 do Conselho Nacional de Trânsito. Do encontro resultará a lista dos fatores essenciais para o atendimento à resolução: custo de implantação, adesão da população, possibilidade de prestação de outros serviços públicos, mecanismos para evitar a clonagem, eficiência, custo da tecnologia, segurança física e dos dados, segurança no processo de fabricação e praticidade de operação e suporte, entre outros.
O encontro também mostrará experiências concretas de desenvolvimento do sistema baseado na tecnologia de identificação por radiofreqüência (RFID) realizadas no país e no exterior.