Indústria unifica vendas e chão de fábrica com rede gibabit Ethernet

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A Química Amparo, dona da marca de sabonete Ypê e da palha de aço Brilho, acaba de concluir a implantação de uma rede corporativa para integrar as operações administrativas com a área de vendas e o chão de fábrica. Para tal, a empresa, que vem crescendo a taxas superiores a 100% ao ano, decidiu implantar uma rede gibabit Ethernet como forma de acompanhar o ritmo de expansão, sem exigir pesados investimentos em infra-estrutura.

A solução escolhida foi a família de switches BlackDiamond, da Extreme Networks, desenvolvida com tecnologia de ASIC programável, tanto para a inbfra-estrutura de núcleo quanto de borda da rede. De acordo com Paulo Lenzi Jr., gerente de TI da Química Amparo, sua equipe desenvolveu um projeto evolutivo para a rede, considerando um conjunto de funcionalidades relacionadas à estratégia de negócio da empresa. ?Queríamos uma rede que tornasse mais fácil a modelagem de relacionamentos de negócios envolvendo todas as nossas plantas industriais, depósitos, funcionários administrativos e parceiros externos da empresa?, conta.

Ele diz que, com a combinação de switches de núcleo e de borda da Extreme Networks, a empresa conquistou não só um desempenho dezenas de vezes superior à antiga, mas passou a contar também com a possibilidade de implementar rapidamente redes locais virtuais (VLANs), de modo a garantir a segurança e a eficiência das aplicações de negócio envolvendo funcionários, parceiros e clientes.

Segundo Lenzi, devido ao suporte nativo do BlackDiamond para a implementação de conexões wireless, a empresa também pôde dar mobilidade aos seus gerentes de produção para que possam percorrer os milhares de metros quadrados de suas plantas de produção, com aplicações que permitem a coleta de dados, o tracking e o acesso a informações para o suporte em chão de fábrica.

O gerente de TI da Química Amparo explica que a comunicação entre a matriz e as filiais acontece por um link Frame Relay, incluindo serviços de voz sobre Frame Relay. Um canal de videoconferência liga a fábrica principal, na cidade de Amparo, no interior de São Paulo, com a sua unidade da Bahia, a uma distância de quase 2 mil quilômetros.

Segundo Lenzi, o suporte a dispositivos móveis permitiu novas aplicações de negócios como um sistema remoto de pedidos, baseado no uso de palmtops por cerca de 200 representantes comerciais dispersos pelo território brasileiro. ?Hoje, os funcionários das empresas de representação que levam nossos produtos ao varejo, podem facilmente acessar dados de estoque, logística e preços em nosso ERP através de notebooks remotos. E a maior parte deles vai a campo com um palmtop dotado de uma aplicação de pedidos que é sincronizada via Bluetooth com seus notebooks e, em seguida, encaminhada através de VLAN para o nosso sistema de gestão de vendas.?

Instalada numa área com cerca de 25 mil metros quadrados, a sede da Química Amparo é constituída por mais de 20 galpões industriais, administrativos, depósitos e gigantescos tanques metálicos para o armazenamento de produtos químicos. A interligação por fibra óptica desses prédios também passou a ser centralizada no switch BlackDiamond, através de quatro equipamentos Summit X450. Criou-se, com isto, uma Metro-LAN Ethernet unificada para a planta industrial e para as áreas administrativas.

Mais uma vez, informa o gerente de TI, os requerimentos centrais foram a segurança das conexões associada a desempenho e ao alto nível de gerenciamento. ?Criamos conexões redundantes que se aproveitam dos recursos de contingenciamento e prevenção de falhas dos switches Extreme para sustentar uma rede com baixíssima exposição ao risco.?

A partir desta integração, a equipe de TI da empresa afirma estar preparada para a evolução cada vez maior de seus sistemas de ERP e suply chain, o que torna a Química Amparo uma das mais bem aparelhadas e competitivas do seu ramo de atividade no Brasil. De acordo com Luiz Paulo Cerezer, gerente de suporte da Química Amparo, outro importante ganho do sistema foi um nível de estabilidade que reduziu em mais de 70% as chamadas ao help desk e ainda diminuiu sensivelmente o tempo de atendimento. ?Hoje está claro para nós que a maior parte do tempo do nosso pessoal de apoio era desperdiçada em função de problemas de desempenho e tráfego conflitante. Travamentos, atrasos e colisões de tráfego muitas vezes demandam enorme tempo das equipes técnicas até serem descobertos e corrigidos?, comenta.

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