Os preços dos produtos comercializados pela internet tiveram deflação de 0,99% em abril na comparação com março, segundo o índice ?e-flation?, indicador elaborado pela escola de negócios da Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com a consultoria Canal Varejo. Em relação ao mês de março, que registrou 2,01% de deflação, observa-se um pequeno aumento nos preços, especialmente para a categoria brinquedo, que apresentou 4,83% de inflação.
De acordo com o levantamento, os produtos que puxaram a queda foram livros (14,42%), CDs e DVDs (9,26%), produtos para casa (8,13%), perfumaria (4,34%), viagem e turismo (2,99%), eletroeletrônicos (2,57%) e telefonia (0,96%). As categorias linha branca e informática, por sua vez, registraram inflação de 4,15% e 1,73% respectivamente. A cesta composta apenas por automóveis também apresentou inflação de 1,1% no período.
Segundo o coordenador-geral das pesquisas do "e-flation", professor Cláudio Felisoni, com a atualização da metodologia e análise dos dados, que marca a nova medida do índice e-Flation em 2007, nos últimos quatro meses o índice contabiliza 5,42% de deflação.