A Sonda, empresa latino-americana de serviços de TI, está reforçando a sua atuação na área de consultoria com a incorporação de soluções de biometria, desenvolvimento e implementação de projetos de segurança da informação no Brasil. Para tal, a empresa ampliou o seu portfólio de segurança, que agora inclui desde sistemas de criptografia de dados até soluções de biometria aplicadas, por exemplo, para a identificação civil e criminal e proteção contra fraudes em cartões de identificação e em transações com cartões de crédito.
O alvo são as instituições financeiras e as empresas públicas dos sistemas de saúde e previdência, que ano passado responderam por um crescimento de 77,6%% no lucro líquido da companhia.
Atualmente, uma das principais e mais problemáticas formas de identificação de dados é realizada através da aplicação de senhas e utilização de dispositivos magnéticos ou chips corporativos e governamentais, explica Felipe Palma, diretor de integração de sistemas e serviços profissionais da Sonda. ?Todavia, o grande problema enfrentado com a adoção desses métodos é a vulnerabilidade do acesso, pois não é possível garantir a exclusividade das informações, bem como a identificação do usuário.?
O executivo explica que as soluções desenvolvidas pela Sonda integram um leitor de smartcard com um sensor digital para autenticação local, verificando as informações pessoais de identidade que estão criptografadas no chip do cartão. No caso de autenticação remota, segundo Palma, não é necessário o uso do smartcard, sendo a validação da digital realizada em um servidor remoto que contém as informações biométricas. Ao mesmo tempo, pode estar conectado com aplicações de negócio para verificar informações comerciais ou até efetuar transações financeiras como pagamento de contas, pagamento de serviços médicos ou complementando a autenticação nos cartões de crédito atuais.
?Esse procedimento é capaz de reconhecer a autenticidade do dedo com extrema precisão, eliminando, desta forma, a fraude de suplantação, que representa uma grande fonte de perdas para sistemas de saúde e previdência. Agregando nossas soluções de biometria às soluções de criptografia e ao uso de token e smartcard é possível implementar um ambiente extremamente seguro para os sistemas corporativos e governamentais?, garante Palma.