Os consumidores estão confiando mais em anúncios online, enquanto a credibilidade da publicidade em mídias tradicionais vem caindo. De acordo com uma pesquisa mundial da Nielsen, 36% das pessoas consultadas confiam na publicidade em redes sociais ou em vídeos online. As duas são principais tendências da publicidade na internet, recentemente introduzidas no Facebook e YouTube, por exemplo.
Já entre os banners, a confiança subiu 26% na comparação com os dados de 2007 e atingiu 33%. Sobre os anúncios em ferramentas de busca, a credibilidade é ainda maior – 40%, um índice 34% superior na mesma comparação. “O crescimento da confiança em buscas e banners nos últimos quatro anos deve aumentar a verba publicitária para essas plataformas”, explica o líder global de soluções de anúncios da Nielsen, Randall Beard.
Ao contrário, os níveis de confiança nas mídias tradicionais vêm caindo ao longo dos anos. Apesar de quase metade (47%) das pessoas consultadas afirmarem que confiam na publicidade em televisão, revistas e jornais, os indicadores caíram 24%, 20% e 25%, respectivamente, desde 2009.
“Enquanto executivos de marcas procuram maneiras de desenhar estratégias mais efetivas, a pesquisa mostra que a proliferação de mensagens nas mídias pode impactar também a eficácia de como as marcas se relacionam com as audiências em diversas plataformas”, explica Beard. A pesquisa consultou voluntários pela internet – foram ouvidas 28 mil pessoas em 56 países.