A HP anunciou que vai lançar uma solução para concorrer diretamente com a Amazon no mercado de nuvem pública. Ainda em fase de testes, a solução pretende competir com o Amazon Web Services e deve estar disponível no mercado a partir do dia 10 de maio. Em entrevista ao New York Times, o vice-presidente e gerente geral de serviços em nuvem da HP, Zorawar “Biri” Singh, negou que a empresa esteja construindo apenas uma nuvem para infraestrutura. “A Amazon é líder nisso. Temos que construir uma camada de plataformas, com diversos serviços de terceiros”, esclareceu.
Entre as primeiras aplicações disponíveis, haverá bases de dados tanto estruturadas como não-estruturadas, somadas a serviços de análise de dados. A estratégia inclui a oferta de ferramentas para habilitar desenvolvedores a utilizarem linguagens populares, como Java, PHP e Ruby, e permitir controles remotos do trabalho.
“Não vamos puxar os clientes da Amazon, mas já há pessoas testando nossa ferramenta. Elas a classificam como uma excelente alternativa”, afirma Singh. O executivo também não revelou o preço do serviço, mas garantiu que ele proporciona um serviço e vendas mais personalizados. O menor custo do Amazon Web Services, que teve redução no mês passado, é de US$ 0,02 por hora, sem nenhum adicional.
O projeto é tido como um dos mais ambiciosos da HP sob a gestão da CEO, Meg Whitman. “Queremos tornar difícil para a IBM ou a Oracle tentar ingressar nesse mercado”, afirmou Singh. O mercado de armazenamento dominado pela Amazon é marcado por margens baixas e oferta em larga escala, por isso, a HP precisará encontrar maneiras de reformular suas ofertas empresariais, dizem analistas ouvidos pelo jornal americano.
Hoje, os data centers da HP estão localizados nas costas Leste e Oeste dos Estados Unidos. Mas, como o novo projeto, ela planeja montar centro de dados menores em outros países do mundo. Para Singh, mesmo promissor, o projeto de nuvem pública deve ter um pequeno impacto na receita da HP. “Fazemos de tudo, desde fabricar notebooks à computação em nuvem. Esse projeto vai alavancar todos nossos canais de venda”, finaliza Singh.