HP entra em concorrência direta com a Amazon no mercado de nuvem pública

0

A HP anunciou que vai lançar uma solução para concorrer diretamente com a Amazon no mercado de nuvem pública. Ainda em fase de testes, a solução pretende competir com o Amazon Web Services e deve estar disponível no mercado a partir do dia 10 de maio. Em entrevista ao New York Times, o vice-presidente e gerente geral de serviços em nuvem da HP, Zorawar “Biri” Singh, negou que a empresa esteja construindo apenas uma nuvem para infraestrutura. “A Amazon é líder nisso. Temos que construir uma camada de plataformas, com diversos serviços de terceiros”, esclareceu.

Entre as primeiras aplicações disponíveis, haverá bases de dados tanto estruturadas como não-estruturadas, somadas a serviços de análise de dados. A estratégia inclui a oferta de ferramentas para habilitar desenvolvedores a utilizarem linguagens populares, como Java, PHP e Ruby, e permitir controles remotos do trabalho.

“Não vamos puxar os clientes da Amazon, mas já há pessoas testando nossa ferramenta. Elas a classificam como uma excelente alternativa”, afirma Singh. O executivo também não revelou o preço do serviço, mas garantiu que ele proporciona um serviço e vendas mais personalizados. O menor custo do Amazon Web Services, que teve redução no mês passado, é de US$ 0,02 por hora, sem nenhum adicional.

O projeto é tido como um dos mais ambiciosos da HP sob a gestão da CEO, Meg Whitman. “Queremos tornar difícil para a IBM ou a Oracle tentar ingressar nesse mercado”, afirmou Singh. O mercado de armazenamento dominado pela Amazon é marcado por margens baixas e oferta em larga escala, por isso, a HP precisará encontrar maneiras de reformular suas ofertas empresariais, dizem analistas ouvidos pelo jornal americano.

Hoje, os data centers da HP estão localizados nas costas Leste e Oeste dos Estados Unidos. Mas, como o novo projeto, ela planeja montar centro de dados menores em outros países do mundo. Para Singh, mesmo promissor, o projeto de nuvem pública deve ter um pequeno impacto na receita da HP. “Fazemos de tudo, desde fabricar notebooks à computação em nuvem. Esse projeto vai alavancar todos nossos canais de venda”, finaliza Singh.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.