O número de usuários ativos de internet no Brasil registrou crescimento de 2,5% em fevereiro, segundo pesquisa do Ibope Nielsen Online. Dos 66 milhões de pessoas com acesso à rede mundial em casa ou no local de trabalho no primeiro trimestre, 48,7 milhões foram usuários ativos em fevereiro, contra 47,5 milhões em janeiro. Em relação ao ano anterior, quando totalizou 41,4 milhões de usuários ativos, houve um aumento 18%. Usuário ativo é a pessoa com dois anos ou mais de idade que usou pelo menos uma vez em março o computador com internet.
Considerando somente o acesso em casa, o total de pessoas que moram em residências em que há a presença de computador com internet chegou a 62,6 milhões. Dessas pessoas, 39,7 milhões foram usuários ativos em fevereiro. O crescimento foi de 18% sobre os 33,7 milhões de fevereiro de 2011 e de 40% sobre os 28,6 milhões de fevereiro de 2010.
A maior parte do crescimento ano sobre ano do número de internautas pode ser atribuída expansão do número de pessoas com internet em banda larga nas residências. No período de dois anos, o total de usuários ativos de internet no domicílio com mais de 2 MB cresceu mais de 300% no Brasil, segundo a metodologia de aferição de velocidade de conexão utilizada pela Nielsen em oito países.
As categorias com maior crescimento mensal do número de usuários únicos em fevereiro foram a de sites de informações corporativas, com crescimento de 3,3%, e educação e carreiras, com evolução de 3,1%. Nesta última categoria, cresceu o uso de sites de empregos e, principalmente, a procura por sites de pesquisa escolar.
O número total de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) atingiu 79,9 milhões no quarto trimestre de 2011. O crescimento foi de 2% sobre o trimestre anterior, de 8% sobre o mesmo período de 2010 e de 19% em relação a 2009. Os ambientes casa e trabalho foram os principais responsáveis pela expansão do total de internautas no Brasil no ano passado.