Mesmo sabendo sobre a importância do Big Data para os negócios, muitos executivos afirmam ter dificuldade para aplicar a tecnologia em suas empresas. Para atender essa demanda, a R18 traz ao mercado brasileiro o AirStrip, plataforma para análise de dados na internet a partir dos dados públicos de marcas, consumidores e outras empresas.
Segundo Rodrigo Arrigoni, sócio diretor da R18, a ferramenta se destaca por dois diferenciais importantes: o primeiro é seu manuseio intuitivo, pois ela é construída para que qualquer um consiga utilizar, não apenas especialistas do setor.
Além disso, ela possui uma inteligência artificial capaz de qualificar automaticamente os registros online, sem a necessidade de uma verificação humana. Desta maneira, é possível minerar e qualificar até cem milhões de registros por dia de maneira assertiva, aumentando o potencial das análises, já que não se trata apenas de uma amostragem do assunto, mas um levantamento completo.
Por meio de um painel central é possível utilizar a ferramenta para o levantamento de dados com diferentes métricas e filtros. Entre as especificações de relatórios, o AirStrip permite qualificar as informações pelo perfil demográfico do usuários das mais importantes redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e Youtube. Também, a tecnologia do AirStrip permite traçar a interação entre marcas e pessoas pelos registros feitos online, avaliando comentários, engajamento e percepção junto as empresas.
''Por meio de uma análise do perfil de seus fãs no Facebook, uma determinada loja de artigos esportivos consegue levantar quais são os esportes favoritos de seus consumidores; podendo realizar ações ou focar na venda de produtos específicos. Já uma marca de automóveis, pode saber quais são os cantores favoritos de seu público, e assim patrocinar esse artista. É possível ainda acompanhar a reação do público em relação a campanhas de marketing ou lançamento de produtos, sabendo quais são os usuários mais influentes. Já um cientista político, por exemplo, consegue identificar qual a reputação de determinado candidato nas redes sociais, bem como o perfil de quem o critica ou apoia", explica Arrigoni.