IBM anuncia programa bilionário para economizar energia

0

A IBM anunciou esta semana, em Nova York, um programa de investimento, no valor de US$ 1 bilhão por ano, em tecnologias para economizar energia. O objetivo da empresa é desenvolver novas tecnologias para conexão de redes, armazenamento de dados e aplicativos que consumam menos recursos energéticos. A empresa desenvolveu um plano de ação que inclui novos produtos e serviços que poderão reduzir de forma significativa o consumo de energia nos seus data centers e dos clientes, assim como os impactos no meio ambiente.

O projeto, denominado ?Project Big Green?, inclui novas tecnologias e serviços desenhados para impulsionar significativas reduções no consumo de energia. Atualmente, a IBM diz administrar a maior infra-estrutura tecnológica comercial do mundo, possuindo data centers em seis continentes, que ao todo representam uma superfície coberta de mais de 750 mil metros quadrados. Além do custo financeiro, equipamentos que consomem demais impactam negativamente sobre o meio-ambiente.

Entre as áreas que a companhia pretende privilegiar em seu programa estão o desenvolvimento de sistemas de refrigeração (cooling) mais eficazes para servidores e desktops, aplicativos menos pesados e otimização do fluxo de dados em data centers.

?A crise energética nos data centers está inibindo o crescimento de nossos clientes, devido às dificuldades que enfrentam para ter acesso à quantidade de energia elétrica que seus centros necessitam. Muitos data centers alcançaram sua capacidade total, o que limita o crescimento das empresas ou acaba levando à realização de novos investimentos?, diz Alejandro Zarich, executivo da área de serviços integrados de tecnologia da IBM para América Latina. ?Hoje a IBM pode compartilhar com seus clientes o mesmo plano de ação que estamos utilizando para modernizar nossos próprios centros de processamento de dados.?

Através da utilização de novas tecnologias, a IBM espera duplicar a capacidade computacional de seus data centers nos próximos três anos, sem precisar aumentar o consumo de energia e sem que isso implique maiores emissões de dióxido de carbono. Comparando com os efeitos que seriam gerados pela duplicação do tamanho de seus data centers, caso fossem construídos novos espaços, a IBM espera obter uma economia de energia anual de mais de 5 bilhões de quilowatts-hora.

A eficiência energética nos data centers se tornou um tema-chave, à medida que as empresas começaram a depender cada vez mais das inovações em TI. Segundo a IDC, atualmente são gastos em energia cerca de US$ 0,50 para cada dólar investido em equipamentos de informática. E espera-se que este valor aumente 54% nos próximos quatro anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.