O Mercado Eletrônico, portal de negociações eletrônicas entre empresas, registrou R$ 6 bilhões em volume de transações pelos clientes em cotações e pedidos de compras nos primeiros três meses deste ano. O número representa um aumento de 20% em comparação ao mesmo período de 2006, quando foram movimentados R$ 5 bilhões. O resultado está alinhado à previsão da companhia de fechar o ano com 30% de crescimento em valores transacionados. No ano passado, o portal superou a marca dos R$ 30 bilhões.
O faturamento total no período é 30% superior ao registrado no ano passado, e o número sustenta a meta da companhia de chegar ao fim do ano com um acréscimo de 35% em relação a 2006.
Parte do resultado reflete o bom desempenho dos serviços de outsourcing (terceirização de compras). Essa área é a que mais vem crescendo nos últimos tempos. No primeiro trimestre houve uma ampliação de 78% no faturamento dos serviços, em comparação a igual período do ano passado. No consolidado de 2006, ocorreu um aumento de 90% em comparação ao ano anterior. ?A terceirização de compras tem sido adotada pelas empresas para a aquisição de produtos com menor valor agregado e, aos poucos, vem crescendo também a aplicação para itens estratégicos?, explica Eduardo Nader, presidente do Mercado Eletrônico.
Segundo ele, com esses serviços os clientes conquistaram uma economia média de 17% na aquisição de produtos e serviços. Em alguns casos a redução de custo alcançou 45%. ?Para garantir esse resultado, o Mercado Eletrônico adota metodologias de sourcing que atendem às diversas necessidades das empresas, cuja finalidade é obter para o cliente a melhor negociação em compras?, afirma Nader.