O portal e provedor de internet UOL, que abriu seu capital na Bovespa em dezembro de 2005, alcançou um lucro líquido de US$ 22,3 milhões no primeiro trimestre, um crescimento de 9% na comparação com igual período do ano passado.
O resultado foi impulsionado pelo salto de 102% nas receitas de publicidade caixa (que inclui somente receita com publicidade de marca, links patrocinados e novos produtos) somou R$ 24 milhões no período. No entanto, a receita de publicidade e outras (que inclui receita de publicidade caixa mais permuta e publicidade relacionada a tráfego) somou R$ 33,9 milhões, representando uma queda de 13% quando comparado ao mesmo período de 2006, devido à redução de R$ 17,2 milhões na receita de tráfego e permuta.
A queda no tráfego e nas permutas também gerou uma redução na geração de caixa (Ebitda) da companhia, que foi de R$ 29,8 milhões entre janeiro e março, uma queda de 22% sobre igual intervalo do ano passado, impactado também pela redução na receita de tráfego e permuta. A margem de Ebitda atingiu 25%, apresentando uma redução de 6 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2006.
O número de assinantes pagantes de banda larga do UOL atingiu 843 mil em março de 2007, com um aumento de 32% sobre março de 2006. No primeiro trimestre, registrou 49 mil adições líquidas de banda larga, representando um crescimento de 23% sobre as adições líquidas do último trimestre do ano passado.
A companhia fechou o trimestre com R$ 410,8 milhões em caixa e sem dívidas. O provedor tem informado, nas últimas divulgações de resultados, estar atento a oportunidades de aquisições de companhias que possam incrementar sua audiência.