UE divulga resultados de projeto sobre software livre

0

Um levantamento detalhado da adoção de soluções tecnológicas de código aberto pela sociedade, governo, mercado e a academia será apresentado nesta sexta-feira (11/5) em Bruxelas, capital da Bélgica, durante o 2º Workshop Internacional do projeto científico Free Libre Open Source Software (FLOSSWorld), que reúne 17 organizações que representam o governos, desenvolvedores e pesquisadores de 12 países de todo o mundo.

O projeto FLOSSWorld é financiado pela Comissão Européia e envolve países como o Brasil, Argentina, Bulgária, China, Croácia, Índia, Malásia e África do Sul, além da Holanda, Inglaterra e Espanha.

No Brasil, duas instituições fizeram o levantamento sobre o uso de tecnologias abertas, chamadas no mundo tecnológico de 'open source'. O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) aplicou os questionários elaborados pela Universidade de Maastricht, da Holanda, nos órgãos de governo. E a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) fez o levantamento junto a instituições de ensino superior, desenvolvedores e empresas.

É a primeira vez, depois de encontros regionais realizados no ano passado e neste ano, que todos os parceiros se reúnem para consolidar os dados da pesquisa sobre o impacto do software de código aberto. Foram dois anos de anos de trabalho, período no qual os parceiros estudaram a capacidade humana e o atual estágio de maturidade das comunidades de desenvolvedores de 'open source', bem como o uso do software livre nos governos.

Na avaliação do presidente do ITI, Renato Martini, o resultado final do projeto FLOSSWorld, que será apresentado em Bruxelas, ajudará o Brasil a definir sua política tecnológica, além de permitir que se tenha uma visão real do uso do software livre em países com nível de desenvolvimento econômico semelhante ao do Brasil. "É a primeira vez que se tem uma visão global do mundo ?open source?. É um trabalho muito útil não só para avaliar o que melhor nos convém, mas também para dirigir um olhar para o que é feito em países com desenvolvimento tecnológico parecido como nosso", disse Martini, que está em Bruxelas para subsidiar a apresentação da América Latina.

O relatório regional da América Latina, que inclui os dados brasileiros, será apresentado pela entidade civil Usuaria, sigla para Asociación Argentina de Usuarios de Informatica e Comunicación. No resultado do estudo brasileiro, está o levantamento feito no governo pelo ITI, que obteve a resposta de 23 órgãos de governo, dentre eles ministérios, prefeituras, judiciário e empresas públicas. Também será divulgado o estudo liderado na Unicamp pelos pesquisadores Rubens Queiroz de Almeida e Hans Liesenberg, que obtiveram resposta de 74 administradores e coordenadores de instituições de nível superior, 543 desenvolvedores e 363 empresas.

O projeto científico Free Libre Open Source Software (FLOSSWorld), patrocinado pela União Européia (UE), terá suas conclusões divulgadas em julho, quando os relatórios finais estarão compilados. Na quinta-feira (9/5), na reunião dos parceiros regionais que participam do worshop, ficou acertado que ainda falta definir a natureza da atividade e a representatividade das instituições que usam software livre nos 12 países onde a pesquisa foi realizada. Segundo o coordenador do estudo, Rishab Ghosh, essa informação é imprescindível para que o estudo mostre fielmente qual é o cenário mundial do impacto do uso de tecnologias 'open source'.

O relatório final do projeto FLOSSWorld será dividido em três eixos: estudo do estágio de desenvolvimento das ferramentas tecnológicas que usam código aberto, seja em comunidades independentes, universidades e mercado; estudo das diferenças regionais no uso de software livre; e qual é o papel das autoridades de governo na condução de políticas de tecnologia da informação, bem como a extensão do uso de tecnologias 'open source' no âmbito dos governos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.