Com investimentos da ordem de R$ 1, 5 milhão, a catarinense Nous Software está colocando no mercado uma nova plataforma colaborativa, que leva o nome da empresa, para transmitir e compartilhar idéias para o crescimento das companhias. Segundo Sergio Roberto Cochela, CEO da empresa, ela permite a adoção das melhores práticas de inovação para a criação de valor, aumento da produtividade e sustentabilidade empresarial.
A Nous Software é uma empresa com dez anos de experiência no mercado, até agora conhecida por Fortes Consultoria, comandada por Maurício Fortes, que por longa data atuou em consultoria da gestão do conhecimento na Datasul. Quando esta foi incorporada ao grupo Totvs, essa atividade foi internalizada, surgindo daí a nova empresa para prestar serviços ao mercado em geral.
A expectativa dos sócios é que a empresa conquiste 25 novos clientes neste ano. "Temos alguns clientes em fase de implementação da plataforma, e nossa intenção é atuar em empresas que operam em rede, tenham a inovação em sua estratégia corporativa e que entendam que o conhecimento é uma vantagem competitiva", afirma Cochela.
Uma delas é a indústria de calçados Grandene, cujo departamento de pesquisa e desenvolvimento usa o Nous para melhor o time to market no lançamento de novos produtos. A Altus, uma franquia da Totvs, também utiliza a plataforma para melhor definição do escopo do software ao colocar os desenvolvedores e o cliente interagindo.
Quebra de barreiras
De acordo com Cochela, a partir da utilização da plataforma as empresas podem romper barreiras hierárquicas e departamentais e estabelecer processos de comunicação de muitos para muitos, a partir de interações com colaboradores. "A ferramenta cria uma base de conhecimento de fácil acesso, que organiza, integra e retém o conhecimento das empresas", afirma o executivo.
Ele lembra que a plataforma apóia os processos de gestão da inovação e inovação aberta. Para tanto, foi baseada nos princípios da economia de colaboração, ampliando o tradicional modelo de pesquisa e desenvolvimento para conexão e desenvolvimento. "Assim, conseguimos acelerar a transformação de conhecimento em resultados para as organizações, proporcionando uma otimização do processo de inovação e uma redução do time to market", afirma o executivo.
A plataforma permite a geração de inovação em rede unindo informações de clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores externos e internos. À medida que o usuário interage com a plataforma, uma nuvem de tags é criada no perfil, potencializando as possibilidades de interação com outras pessoas por meio de assuntos-chave. Com o Nous, é possível saber, por exemplo, quem está falando do que, que assunto está mais em evidência na rede e quais são as afinidades por assunto.
Segundo Cochela, as empresas usuárias podem definir políticas de segurança e o grau de abertura da rede e as políticas de acesso das corporações. Há também a opção da ferramenta ser implementada no próprio servidor da empresa ou funcionar no modelo de software como serviço (SaaS) em cloud computing. Atualmente, está em desenvolvimento uma versão para dispositivos móveis.
- Ideais