Mantendo a tendência registrada nos três primeiros meses deste ano, o número de CDs e DVDs com programas falsificados apreendidos no Brasil teve expansão de 90% em abril, na comparação com o mesmo mês de 2010, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes).
A entidade frisa que metade das mídias piratas foi apreendida no estado de São Paulo. Em abril também foram retirados do ar 22 sites voltados à comercialização de software pirata e 1,2 mil anúncios com a mesma finalidade, resultado 9% maior que o alcançado em abril de 2010.
De acordo com a Abes, em abril foram realizadas 62 operações nos centros de comércio popular de todo o país, o que representa um aumento de 11% na comparação anual. "Temos conquistado avanços consecutivos ao longo deste ano e nossa expectativa é que esses esforços ajudem a derrubar ainda mais o índice de pirataria de software no Brasil, que atualmente está estimado em 56% e que teve queda de 8 pontos nos últimos cinco anos", finalizou Antônio Eduardo Mendes, coordenador do Grupo de Defesa da Propriedade Intelectual da Abes.
- Pirataria