A Terremark, braço na área de TI e de segurança da informação de operadora de telefonia americana Verizon Communications, decidiu ampliar seu data center instalado em Barueri, na região metropolitana de São Paulo. A nova expansão vai permitir a empresa atender a crescente demanda, bem como diversificar e aumentar a oferta de serviços. O centro de dados ganhará mais 2,6 mil metros quadrados, totalizando 6,5 mil metros quadrados, e será capaz de abrigar 150 mil servidores.
“Esta é a segunda da ampliação que fazemos neste ano, em razão do aumento da demanda dos clientes”, diz Paulo Sartori, gerente de marketing e produto da Terremark no Brasil. Ele avalia que existe uma demanda reprimida no país por colocation, maior até do que por serviços gerenciados. Mas a expansão, segundo o executivo, é parte também da estratégia global da Terremark para trazer o portfólio da Verizon para o Brasil, como serviços de hospedagem gerenciados e serviços de segurança. A previsão é que esses serviços estejam disponíveis no mercado brasileiro até agosto próximo.
Sem revelar o valor investido na nova infraestrutura do data center nem os nomes dos clientes, Sartori diz que o Brasil representa um hub central de TI na América Latina e que a expansão das operações no país é um passo vital no crescimento da presença da Terremark na região. A ideia, segundo ele, é transformar cada data center espalhado pelo mundo num teleporto, como o de Miami, nos Estados Unidos, que agrega um complexo de serviços, capaz de prover conexões para que empresas transmitam dados, voz e imagem em alta velocidade.
O executivo ressalta que o centro de Barueri é o mais importante em troca de tráfego na internet e o mais bem conectado do continente sul-americano, o qual oferece uma ampla variedade de serviços, incluindo desde computação em nuvem, segurança e recursos de TI. Hoje ele congrega cerca de 30 operadoras de telecomunicações, que fornecem toda a infraestrutura de conectividade, e que também são clientes da empresa.
Além de operadoras, a Terremark tem como seus principais clientes empresas de internet, de mídia e prestadores de serviços. Com a expansão, Sartori diz que uma das principais verticais na qual a empresa pretende concentrar o foco será a de saúde, que tem investido pesadamente em infraestrutura de e soluções de TI.