Com o objetivo de fazer jus ao nome da ferramenta, o portal Tesouro Transparente, utilizou ferramentas de business para oferecer total transparência para qualquer cidadão que queira consultar ou acompanhar os gastos públicos. O portal utilizou a ferramenta sueca de BI da Qlik, distribuída pela Toccato.
A grande novidade da página, é que as informações estão disponibilizadas em três painéis: operações de crédito, séries temporais e acompanhamento do teto de gastos públicos. Quando o assunto é restabelecer o crescimento do Brasil, a nova versão do portal é essencial, pois conta com informações como gasto público, estouro do teto de gasto, o que os Estados devem à União, o que eles solicitam e entre outras visões.
"São números volumosos, atualizados quase que em tempo real pelo STN e, certamente, sem a ajuda de uma ferramenta de BI a informação não chegaria tão rápido aos públicos que se interessam pelos dados", explica Haroldo Moscheta Gonçalves, chefe do núcleo de análise de dados e soluções informacionais do Tesouro Nacional. Gonçalves conta ainda que a Toccato transferiu conhecimento ao Tesouro, apoiou a criação visual da plataforma de análises disposta nos moldes do portal, além de realizar treinamentos e consultoria à equipe responsável.