Cerca de 120 mil CDs e 15 computadores contendo programas falsificados foram apreendidos em maio, nas ações de combate à pirataria realizadas conjuntamente pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), a Business Software Alliance (BSA) e a Entertainment Software Association (Esa).
Também foram retirados do ar 61 sites que comercializavam softwares piratas, além de 200 anúncios destinados à divulgação do comércio de produtos ilegais. As entidades registraram mais de 940 contatos por e-mail e telefone, entre denúncias e pedidos de informações sobre pirataria. Como conseqüência, a BSA enviou 174 notificações extrajudiciais.
"O combate à pirataria no Brasil tem sido muito intenso. A combinação de ações repressivas e educativas, como o treinamento promovido para os policiais, demonstram claro resultado. Registramos a queda de 1% do índice de pirataria, que agora se encontra em 59%. Esse é o segundo ano consecutivo que o país registra a diminuição dessa prática ilegal. Nosso objetivo é dar continuidade a todas as iniciativas e sensibilizar a população para que ela nos ajude nessa empreitada", afirma Emílio Munaro, coordenador do Grupo de Trabalho Antipirataria da Abes.