A Celesc Distribuição, concessionária responsável pelo abastecimento de energia no estado de Santa Catarina, vai implantar uma solução de telemedição com o objetivo de aumentar a eficiência operacional da distribuidora e reduzir o tempo de acesso às informações de consumo de energia elétrica. A idéia é facilitar a entrega de energia para uma parcela dos consumidores grupo A, também chamados de 'Alta Tensão'.
A solução wireless M2M (máquina a máquina) será da V2Com, fornecedora de soluções de comunicação sem fio, e a princípio atingirá 1.270 clientes. A operação consiste em um processo de leitura remota do consumo de energia elétrica de grandes clientes e no monitoramento mais eficaz das condições das instalações.
"O desempenho do projeto piloto da V2Com foi muito bom. Esperamos agora os resultados positivos começarem a surgir", comenta Luiz Antônio Garbelotto, chefe do departamento de engenharia comercial da distribuidora. A Celesc investiu R$ 1,5 milhão no projeto inicial e pretende implantar a solução de monitoramento remoto em todos os clientes até o fim de 2009.
Com a implantação do sistema de telemedição, iniciada estecmês, a distribuidora tem como objetivo automatizar o faturamento, reduzir perdas comerciais e custos com mão-de-obra, ganhar eficiência operacional e aumentar a agilidade e confiabilidade na leitura e geração de relatórios já nos próximos dois meses.
Atualmente, a Celesc realiza leituras durante quatro dias de cada mês, enviando equipes de técnicos a cerca de 8,7 mil consumidores, por meio de operação manual de verificação de dados e produção de relatórios, efetuando também inspeções anuais das instalações.
"Além de todos os novos recursos, o novo sistema permitirá que nossos clientes tenham acesso online às informações, relatórios de funcionamento dos medidores e dados de fatura", conclui Garbelotto.