É comum que conflitos trabalhistas se arrastem na Justiça do Trabalho por muito tempo, causando geralmente impacto nos resultados financeiros em companhias dos mais diversos setores. O problema, nas maiorias das vezes, é por que falta de integração entre as áreas jurídica e financeira dentro da mesma instituição.
Normalmente, para mudar essa situação, os empresários, diretores financeiros e contadores precisam aprender a acompanhar os processos trabalhistas com ferramentas especializadas e com a informatização dos procedimentos contábeis.
Para que as empresas tenham noção exata do custo financeiro, e assim tomar a melhor decisão para os negócios da empresa, e não apenas do ponto de vista jurídico, foi que o advogado Francisco Tyrola e o analista de sistemas Leonardo das Costa Carvalho, criaram em 2003 a Gerppass, empresa especializada em soluções de gestão de projetos e passivos, que desenvolveu uma ferramenta que possibilita a integração de todas as informações financeiras relacionadas aos processos trabalhistas.
O sistema mantém os dados atualizados e centralizados em uma única ferramenta de gestão, disponibilizando via web (com acessos restritos) informações jurídicas e contábeis por intermédio de relatórios customizados. A partir daí, o gestor pode tomar a decisão em relação ao processo trabalhista, tendo em vista que impacto pode ter no orçamento da empresa.
"Unir as áreas jurídica e financeira das companhias em torno das questões trabalhistas é uma questão prioritária hoje para as grandes e médias empresas. É preciso acompanhar os passivos trabalhistas à luz do custo do dinheiro", explica Francisco Tyrola, presidente da empresa.
Segundo ele, essa é uma solução inédita, motivo pelo qual a Gerppass acaba de receber da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) certificação por ser a única desenvolvedora e detentora dos direitos autorais do software e da prestação de serviços de gestão corporativa do passivo trabalhista.
A Gerppass desenvolveu o programa a partir de um trabalho em conjunto com especialistas nas áreas jurídica e de informática, utilizando a linguagem ASP.NET e base de dados MS SQL Server 2000, que continua em constante evolução com as novidades do mercado.
Segundo Leonardo Carvalho, sócio da empresa, o software envolve todos os setores da empresa que estejam direta ou indiretamente ligados ao contencioso trabalhista como, por exemplo, tesouraria, controladoria, jurídico interno e externo, recursos humanos.
A equipe da empresa é formada por advogados especializados em relações trabalhistas, aptos a atender na área do Direito Individual do Trabalho (preventivo, consultoria e contencioso), por estagiários em direito, devidamente treinados no contingenciamento das iniciais e por especialistas em TI, responsáveis pela manutenção do parque de informática e software.
De acordo com Leonardo, depois de apenas um ano utilizando o programa, um dos clientes conseguiu recuperar aproximadamente R$ 40 milhões em depósitos judiciais e recursais. ?Deste montante, aproximadamente R$ 8 milhões foram internalizados por se tratar de ativos restituíveis. Em um parceiro que precisava lidar com cerca de 2,2 mil demissões, foram evitados 2.136 novos processos trabalhistas (97%), ou seja, apenas 3% redundaram em novas reclamações?, finaliza.