O Download Center, primeira estação física de download de música digital 100% legalizada do varejo, é a última novidade do Wal-Mart no Brasil. Trata-se de totens interativos, instalados nas lojas, por meio dos quais os clientes poderão baixar músicas e criar o seu próprio CD personalizado ou transferir músicas para seu tocador. A gigante varejista colocará à disposição um acervo de mais de 400 mil músicas de diversos artistas nacionais e internacionais, que será atualizado semanalmente.
Todo o conteúdo é liberado e controlado pela iMusica, maior distribuidora de música digital da América Latina. Isso garante ao consumidor um acesso 100% legalizado à música digital e a possibilidade de fazer o download de suas músicas também em casa, acessando a loja on-line pelo endereço coolnexcard.com.br.
Criado em parceria com a Coolnex Entretenimentos, a ferramenta, de acordo com o Wal-Mart, não só representa uma inovação no varejo de música, como também amplia a inclusão digital, já que toda a operação é feita via internet em banda larga. ?Os totens são um grande avanço no acesso ao conteúdo de música digital para a população brasileira, em que quase 90% não tem acesso à internet rápida nos domicílios?, diz Fernando Menezes, vice-presidente comercial de não-alimentos do Wal-Mart.
Para baixar músicas no totem, o consumidor adquire um Coolnex Card Wal-Mart com valores de R$ 5, R$ 15, R$ 25 ou R$ 50 e ali mesmo pode comprar seu CD virgem personalizado. Já no totem, o cliente faz um rápido cadastro (apenas no primeiro acesso), raspa o verso do cartão, digita o código que libera os créditos e inicia a busca das músicas.
Com um clique ele adiciona os arquivos para o carrinho de compras e monta o seu playlist. A seguir o cliente faz o download e grava seu CD personalizado ou transfere para o seu tocador de música se preferir (aparelhos compatíveis com DRM). O processo de gravação é rápido: um CD comum leva cerca de 7 minutos para ser processado.