Recém-chegado ao Brasil, o KAYAK, empresa de tecnologia voltada a criar ferramentas para simplificar o processo de pesquisas de viagens online, realizou um levantamento com 20 mil hotéis e 19 mil passagens aéreas, que foram escolhidos de maneira randômica com base nas buscas feitas em abril, a partir do Brasil, para diversos destinos do mundo.
Comparador de preços líder no mercado norte-americano, a empresa aferiu uma economia média de 31% nos valores de voos em um cenário conservador: considerando os valores obtidos no KAYAK e a média das agências de turismo online. Quando comparados os valores obtidos pelo site com os valores mais caros das agências, o percentual chegou a ser de 51%. Vale ressaltar que foram excluídos da pesquisa os preços cheios cobrados diretamente pelas companhias aéreas que sempre são mais altos e gerariam uma distorção grande aos resultados do estudo.
"O Brasil é um dos países em que o turismo mais cresce no mundo e por isso a quantidade de ofertas para os viajantes é enorme. Por isso é essencial viajar de forma inteligente, utilizando ferramentas que comparem as ofertas nas companhias aéreas, hotéis, agências e locadoras de automóveis que prestam serviço no destino escolhido", alerta Nicolas Scafuro, diretor do da empresa para a América Latina.
Em relação à variação no preço de hotéis, o resultado do estudo apontou uma diferença de 24% também no cenário conservador, comparando os preços encontrados pelo site com a média das agências online. Novamente, se comparados com os valores mais altos, o percentual vai para 36%. O KAYAK tem centenas de parcerias com as principais agências de viagens nacionais e internacionais como Viajanet, Submarino, Expedia, Booking, entre outras, que foram considerados na pesquisa, além de mais de 500 mil hotéis e mais de 550 companhias aéreas.