A Jaguar Land Rover anuncia que está trabalhando no desenvolvimento de uma nova tecnologia de conectividade para permitir a um veículo identificar a localização e a gravidade dos buracos, valetas e tampas de bueiros quebradas em vias públicas. Tais informações poderão ser compartilhadas em tempo real com outros veículos e com as autoridades locais pela nuvem. Além de proporcionar mais segurança e evitar quebras e acidentes, essa tecnologia possibilitara às autoridades a execução de reparos mais rapidamente.
Se um carro puder receber um aviso de outro veículo sobre buracos de grande proporção ou bueiros quebrados logo à frente, os motoristas então seriam capazes de diminuir a velocidade e evitar um acidente. Além disso, seria possível que o próprio carro ajustasse rapidamente as configurações de suspensão para reduzir o impacto e proporcionar mais conforto aos ocupantes.
Para Dr. Mike Bell, diretor global de conectividade da Jaguar Land Rover, "nosso MagneRide equipado nos veículos Range Rover Evoque e Discovery Sport possui sensores sofisticados que permitem que o veículo detecte a superfície da estrada sob as rodas e identifique buracos, tampas de bueiros levantadas e tampas de esgotos quebradas. Ao monitorar o movimento do veículo e as alterações na altura da suspensão, o carro é capaz de ajustar continuamente suas características de suspensão, dando aos passageiros uma viagem mais confortável sobre pisos irregulares e danificados".
"Ao mesmo tempo em que essa tecnologia oferece aos nossos clientes uma viagem mais segura e confortável, nós pensamos que há uma enorme oportunidade de compartilharmos as informações desses sensores para o benefício de outros usuários na estrada. Isso pode gerar uma economia de bilhões em danos ao veículo e fazer a reparação de estradas de forma mais eficaz."
Prevendo buracos na condução autônoma
A próxima etapa do projeto do Centro de Pesquisa Avançada da Jaguar Land Rover no Reino Unido é a instalação da nova tecnologia de sensor de superfície de estrada no veículo de pesquisa Range Rover Evoque, incluindo uma avançada câmera estéreo frontal digital.
"No momento, os dados mais precisos vêm do carro quando ele efetivamente passou sobre o buraco ou bueiro", acrescentou Dr. Bell. "Então, nós também estamos pesquisando como podemos melhorar a medição e a precisão de detecção do buraco digitalizando a estrada à frente, de modo que o carro possa prever quão grave ele é antes do veículo se aproximar dele".
"Em última análise, sentir a estrada à frente e avaliar os riscos é um alicerce fundamental em nossa jornada para o carro autônomo. Para o futuro, nós estamos procurando desenvolver sistemas que permitam orientar automaticamente um carro em torno de buracos sem o carro sair da pista e causar perigo para os outros condutores. Se a ameaça do buraco for significativa o suficiente, sistemas de segurança poderiam retardar ou até mesmo parar o carro para minimizar o impacto. Isto tudo pode ajudar a tornar a condução autônoma uma realidade segura e agradável no futuro."
Alertas
A equipe de pesquisa também está trabalhando com o Conselho Municipal de Coventry, parceiro de inovação, para entender como a informação do estado das vias poderiam ser compartilhadas com as autoridades rodoviárias, e exatamente quais dados seriam mais úteis para suas equipes de manutenção de estradas identificar e priorizar os reparos.
Para Rachel Lancaster, conselheira e membro do Gabinete de Serviços Públicos na Câmara Municipal de Coventry, "como parte do nosso projeto 'Cidades Inteligentes', investigaremos como esse sistema de alerta da Jaguar Land Rover poderia nos fornecer dados em tempo real. Isso poderia nos dar um quadro muito preciso, minuto a minuto de danos nas superfícies de estradas, bueiros e esgotos.
Elal informa que "já foram coletados uma grande quantidade de dados que monitoram cuidadosamente as imperfeições das vias na cidade, mas ter esse tipo de informação extra permite também melhorar ainda mais os programas de manutenção, o que economizaria o dinheiro do contribuinte".
O projeto também vai investigar se uma câmera experimental da Jaguar Land Rover poderia fotografar a imagem do buraco ou bueiro danificados – e compartilhar isso com as autoridades rodoviárias, em conjunto com uma localização GPS.
"Estamos apenas começando a explorar como podemos usar essa tecnologia, mas os dados que inclui a gravidade do problema, sua localização exata e uma imagem do local tem um enorme potencial", acrescentou Lancaster. "Este é exatamente o tipo de informação que pode nos ajudar a identificar a causa do problema, priorizá-lo e entrar em contato com o responsável do bueiro ou rede de esgoto para consertá-lo mais rapidamente."
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