Conectar startups inovadoras e empresas estabelecidas com o objetivo de validar a tecnologia e gerar negócios é a proposta da ação lançada pelo Sebrae-SP em parceria com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Serão destinados R$ 20 milhões para apoiar, no mínimo, 40 startups. Os recursos poderão ser usados para custear material de consumo, serviços de terceiros, bolsas de treinamento técnico e diárias. Os projetos poderão ser enviados até o dia 18 de outubro no link.
O edital PIPE FAPESP Sebrae Startup-Empresa vai ajudar startups do Estado de São Paulo com soluções prontas a testar a tecnologia em um ambiente real, dentro de uma empresa estabelecida em qualquer lugar do Brasil, para saber se de fato a proposta funciona e potencialmente gerar futuros negócios. Cada projeto poderá receber até R? 500 mil e ter duração de até 12 meses.
A startup interessada nos recursos precisa contar com uma empresa estabelecida parceira disposta a implementar o projeto. Essa empresa precisará ter uma pessoa dedicada ao projeto, ter uma carta de intenções assinada e, caso a proposta seja aprovada, formalizar a parceria.
Os recursos vão ajudar na validação da tecnologia, como a criação de um protótipo de uma versão da solução e demonstração de viabilidade técnica em ambiente real ou simulado. Na prática, a ideia é ajudar a startup a testar uma solução em uma empresa de verdade.