A Fortinet anuncia novas atualizações em seu portfólio de IA generativa (GenAI) para aprimorar as operações de rede e segurança, incluindo o primeiro assistente de segurança com IA generativa do setor para IoT.
Segundo a empresa, o setor de segurança cibernética enfrenta uma lacuna significativa de habilidades que se aproxima de 4 milhões de profissionais. A IA generativa aborda esse desafio aumentando a necessidade de competências técnicas. O FortiAI, assistente de IA generativa da Fortinet, suporta e orienta as equipes de operações de segurança (SecOps) e operações de rede (NetOps) para que possam configurar e gerenciar alterações em sua rede e investigar e corrigir ameaças mais rápido que nunca.
Sua interface intuitiva, de acordo com a Fortinet, permite que os indivíduos, independentemente da experiência, se envolvam usando linguagem natural, suprindo efetivamente a escassez de habilidades do setor. Desde o lançamento do FortiAI em 2023, a Fortinet continua a aprofundar os recursos de IA generativa em todo o Fortinet Security Fabric e, agora, a empresa está introduzindo as seguintes inovações:
Novos recursos de IA generativa para operações de rede
• Agilidade nas operações do Dia 0 e Dia 1: os novos recursos do FortiAI no FortiManager introduzem uma abordagem transformadora para a configuração e o provisionamento de rede do Dia 0 e Dia 1, fornecendo script assistido por IA generativa na CLI e Jinja. Esse recurso inovador ajuda a gerar scripts com base em comandos de conversação, tornando-os acessíveis para profissionais com variados níveis de conhecimento em programação. Ele também inclui um recurso de validação, que examina o código em busca de erros e sugere edições, simplificando o desenvolvimento de códigos e aumentando a confiabilidade dos scripts de configuração. É um ativo poderoso para equipes de TI que buscam elevar sua eficiência operacional. Um exemplo de consulta que alguém pode fazer ao FortiAI é, por exemplo, "você pode me ajudar a configurar o BGP no FortiGate?"
• Melhora na visibilidade e na solução de problemas do Dia 2 para vulnerabilidades de IoT: O FortiManager agora inclui o primeiro assistente de segurança com IA generativa do setor para IoT com uma interface de IA conversacional alimentada pelo FortiAI para ajudar a detectar e solucionar vulnerabilidades em IoT. O novo assistente de segurança GenAI IoT permite que as equipes de segurança de rede usem linguagem natural para obter uma visão de alto nível das vulnerabilidades, detalhar usuários associados e nível de gravidade, analisar os impactos e até mesmo tomar recomendações acionáveis do FortiAI, permitindo a identificação proativa de problemas e resoluções mais rápidas. Um exemplo de consulta que alguém pode fazer ao FortiAI é "mostre-me todas as vulnerabilidades críticas e os dispositivos associados a cada uma".
Novos recursos de IA generativa para operações de segurança
• Simplificando a busca e a análise de ameaças: a Fortinet está aprofundando a integração do FortiAI no FortiAnalyzer com novos recursos de ditado. Essas atualizações simplificam a busca de ameaças e a análise de eventos, aceitando comandos para consultar dados, identificar ameaças ou gerar relatórios. Os analistas podem navegar rapidamente por vastos conjuntos de dados para identificar e reagir a ameaças potenciais, tornando esses processos mais rápidos e acessíveis a profissionais de todos os níveis de especialização. Isso acelera os ciclos de revisão e resposta e reduz a necessidade de treinamento técnico extensivo. As equipes de segurança podem lidar com tarefas de detecção, análise e mitigação de ameaças com mais eficiência, aumentando sua capacidade de gerenciar eventos de segurança de forma proativa. Um exemplo de consulta que alguém pode fazer ao FortiAI é "analise o evento de segurança mais recente, forneça um resumo detalhado, avalie seu impacto potencial e sugira ações de remediação apropriadas".
Priorizando a segurança e a privacidade de dados da IA Generativa
À medida que as tecnologias de IA se tornam cada vez mais parte integrante da segurança cibernética, a importância de proteger os processos de IA e garantir a privacidade de dados é primordial. A Fortinet está na vanguarda da abordagem dessas questões críticas com medidas robustas projetadas para proteger e otimizar as operações de IA generativa. Como parte dessa dedicação, a Fortinet hospeda servidores proxy de IA em seus data centers, uma iniciativa estratégica para fazer proxy de todas as conexões de IA. Essa configuração otimiza o desempenho da IA e aumenta a segurança dos dados do cliente em todos os produtos Fortinet. Ao centralizar o tráfego de IA por meio de proxies seguros, a Fortinet garante que todas as interações de dados sejam monitoradas e protegidas, mitigando os riscos associados às operações orientadas por IA.
FortiAI: IA generativa para apoiar e agilizar operações de rede e segurança
A Fortinet é pioneira na inovação de IA em segurança cibernética há mais de uma década. A IA serviu como espinha dorsal do Fortinet Security Fabric e dos serviços de inteligência e segurança contra ameaças do FortiGuard Labs. O FortiAI é a mais recente inovação em inteligência artificial da companhia e oferece assistência de IA generativa com reconhecimento de contexto para ajudar as equipes de SecOps e NetOps a tomar melhores decisões mais rapidamente. O FortiAI suporta mais de 30 linguagens comuns e permite que as organizações superem a escassez de habilidades em segurança cibernética, mitigando riscos e simplificando as operações de negócios. Lançado inicialmente como parte do FortiSIEM e do FortiSOAR, o FortiAI também está integrado ao FortiAnalyzer e ao FortiManager, com integrações adicionais planejadas para trazer o poder do GenAI a todo o Fortinet Security Fabric.