A partir deste mês, a Air France e a KLM passam a testar um sistema de etiquetas de bagagens equipadas com tecnologia de identificação por radiofreqüência (RFID). Elas serão utilizadas em todas as malas de passageiros das duas companhias aéreas em viagem entre os aeroportos Charles de Gaulle, em Paris, e Schiphol, em Amsterdã. Por determinação da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), essa tecnologia deve substituir aquela usada atualmente, de etiquetas com código de barras, e a Air France KLM foi escolhida para fazer os primeiros testes.
Por meio de um chip que será inserido na etiqueta de bagagem do passageiro ou nos containeres de transporte das mesmas, sensores distribuídos pelos aeroportos permitirão à companhia aérea localizar qualquer bagagem em tempo real, fornecendo, assim, aos clientes, informações ainda mais seguras e atualizadas. Durante o verão europeu, essa tecnologia será testada também nos vôos entre Paris e Tóquio. Aos poucos, ela será estendida a outras escalas da Air France KLM no mundo.
Com a etiqueta equipada com radiofreqüência, as duas companhias querem consolidar sua liderança na Europa no gerenciamento de bagagens: nos seis primeiros meses de 2006, KLM e Air France ocupam, respectivamente, a liderança e a vice-liderança entre as principais companhias aéreas européias no ranking de melhor desempenho com bagagens.
A Air France e a KLM acabam também de lançar em todo o mundo seu novo aplicativo de check-in online. O serviço está disponível para a maior parte dos clientes que disponham de um bilhete eletrônico Air France, KLM ou qualquer companhia Skyteam. A escolha do assento poderá ser feita pelo próprio passageiro por meio do mapa da cabine da aeronave: será possível fazer check-in e escolher o assento pela internet para ida e volta, entre 24 horas e meia hora antes do horário limite de check-in, para um ou vários vôos com conexão. Um dia antes da partida do vôo, uma mensagem é enviada aos clientes confirmados que tenham fornecido seu e-mail, oferecendo o check-in e a escolha do assento online.
Nas cidades e países onde é permitida a emissão do cartão de embarque pelo passageiro, ao chegar ao aeroporto, bastará despachar a bagagem e dirigir-se ao controle de alfândega. Se for um vôo curto e ele tiver apenas bagagem de mão, poderá se dirigir diretamente ao portão de embarque. No Brasil, a emissão do cartão de embarque pelo passageiro é possível, mas este precisa ter a etiqueta da Infraero, adquirida nos balcões de check-in das companhias, nos aeroportos.
Em 2007, a Air France será a primeira companhia aérea do mundo a receber o novo Airbus 318 equipado com a tecnologia OnAir, que permite o uso de telefones celulares a bordo, sem interferir com a navegação da aeronave. Esse serviço vai possibilitar que os passageiros recebam e façam chamadas em seus celulares, enviem mensagens SMS, recebam e enviem e-mails de um laptop ou PDA, e naveguem pela internet via WAP/imode.