A Brasil Telecom (BrT) vai instalar o seu primeiro data center no nordeste para oferecer serviços terceirizados de infra-estrutura de TI. O novo centro de processamento de dados será instalado na cidade de Fortaleza e está previsto para ser inaugurado dentro de quatro meses.
Segundo informa Alberico Scher de Carvalho, gerente de negócios do Cyber Data Center da BrT, a nova unidade em Fortaleza é para atender o Banco do Nordeste. A operadora ganhou licitação para prover um site backup para a instituição financeira dentro das exigências de Basiléia II e do Banco Central.
Carvalho vislumbra boas oportunidades de negócios no nordeste, onde há carência de provedores de data center. O Banco do Nordeste é apenas o primeiro cliente, diz ele entusiasmado.
O executivo observa que a maioria dos prestadores de serviços está concentrada no eixo São Paulo/Rio de Janeiro. A estratégia da BrT é ter centros de processamento distribuídos.
Com o novo projeto de Fortaleza, a operadora passa a contar com seis data centers espallhados pelas cidades de Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e Brasília. Na capital Federal há dois centros de processamento.