A Cisco Systems anunciou nesta segunda-feira (10/7) o lançamento do NAC Appliance 4.0, a mais recente versão da solução Network Admission Control (controle de admissão para redes), desenvolvida para proteger os negócios dos riscos de acesso a informações por usuários e dispositivos não autorizados.
Desenvolvida para enfrentar o aumento de ameaças não previstas, em função do crescimento dos negócios, a nova versão, segundo a empresa, reforça os diversos pontos de acesso em uma rede distribuída de uma corporação, sejam elas redes locais (LANs), bem como escritórios remotos, redes privadas virtuais (VPNs) e pontos de acesso sem fio.
?O NAC Apliance 4.0 é a peça fundamental da infra-estrutura das redes autodefensivas?, explica Mick Scully, vice-presidente para produtos de gerenciamento de segurança da Cisco. ?O dispositivo ajuda as organizações a se defenderem com sucesso das ameaças externas provenientes da rede sem fio ou das conexões VPN e também contra as ameaças internas ? da própria LAN corporativa ou dos escritórios remotos. É uma solução para toda a rede?, afirma.
Essa versão contempla os quatro pilares que compõem o NAC da Cisco: autenticação e análise do acesso; reforço das políticas de acesso; quarentena e remediação; e gerenciamento centralizado. Qualquer que seja o ponto de entrada na rede, o Cisco NAC Appliance 4.0, segundo as empresa, reconhece uma variedade de classes de usuários e de dispositivos de rede ? empregados regulares, prestadores de serviços e convidados, pontos de acesso com variados sistemas operacionais (PCs e laptops baseados em Windows, Macintosh ou Linux), PDAs, impressoras e telefones IP.
A solução também oferece uma função unificada de acesso para clientes VPN e móveis e de domínios do Windows Active Directory ? o primeiro da indústria de soluções NAC. Além da interoperabilidade com vários sistemas operacionais, o NAC Appliance 4.0 também colabora com vários outros produtos de segurança da Cisco e de outros fornecedores de soluções de rede.