A Receita Federal do Brasil (RFB), resultado da fusão da Secretaria da Receita Federal com a Secretaria da Receita Previdenciária, concluiu na semana passada o processo de unificação das instalações tecnológicas, com a integração de recursos de tecnologia da informação e comunicação, da sua unidade de número 304, o que representa 58,7% dos 532 pontos de atendimento ao contribuinte espalhados por todo o país.
Com isso, os contribuintes podem resolver assuntos relativos aos tributos federais e às contribuições previdenciárias em um único local.
O processo de unificação das duas secretarias foi iniciado oficialmente no dia 2 maio, quando entrou em vigor a Receita Federal do Brasil. Em alguns locais, porém, como Brasília, o processo já havia sido iniciado antes dessa data sob a forma de integração.
O Estado de Tocantins foi o primeiro do país a unificar integralmente todas as unidades de atendimento. O calendário da RFB prevê que até 29 de outubro 81% das unidades (430) estejam funcionando de maneira integrada. De acordo com o coordenador da transição, Marcos Noronha, os demais 102 pontos de atendimento estão passando por adaptação de infra-estrutura e deverão estar trabalhando em conjunto até o fim do ano.