A região Nordeste vai ganhar um plano de desenvolvimento científico e tecnológico, que tem como objetivo reduzir as desigualdades regionais. O assunto foi discutido nesta última quarta-feira (9/7) entre o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, os secretários estaduais de CT&I e a bancada de deputados federais da região.
A idéia é que sejam contemplados programas como a implantação de centros vocacionais tecnológicos (CVTs), parques tecnológicos, produção de biodiesel, popularização da ciência e olimpíadas de matemática, dentre outros assuntos.
A comissão será composta por técnicos do MCT, do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e deputados federais da região Nordeste.
Na reunião, o ministro Sérgio Rezende citou a determinação de que 30% das verbas dos editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) sejam aplicadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
O ministro pontuou que os investimentos nos CVTs vêm crescendo a cada ano e que hoje são da ordem de R$ 60 milhões. Entretanto, ele chamou a atenção para que esses centros não se transformem em prédios abandonados e que as prefeituras ou outras instituições assumam de fato a administração.