Criar uma proposta de negócio a partir de uma ideia disruptiva ou usar a experiência ou know how acumulados para um novo direcionamento de mercado podem ser considerados como obrigações das lideranças das organizações, tendo em vista os desafios da aceleração e transformação digital e ao mesmo tempo garantir a sustentabilidade a médio e longo prazo.
Mas esse desafio exige metodologias como Business Building que de forma estruturada permite às empresas avaliar propostas de valor, identificar tendências disruptivas e acompanhar as necessidades do consumidor, premissa que são essenciais para ampliar os novos negócios.
Segundo André Bolonhini,, sócio da Bain & Company, especialista em Private Equity, Varejo e Digital, o Business Building é um processo que inclui múltiplas etapas até a empresa atingir escala em um novo negócio que ajudam a criar avaliações de desempenho de negócios mais eficazes.
Mesmo sendo essencial, nem todas as empresas conseguem implementá-lo de forma consistente, o que cria aberturas para concorrentes disruptores ganharem mercado.
"Apesar de terem consciência de que é preciso agir com mais rapidez e ousadia, poucos negócios incumbentes conseguem implementar processos rigorosos para explorar proativamente o que está por vir, avaliar propostas de valor, testar e aprender rapidamente o caminho para novas ideias de negócios. Na verdade, o que funciona para a escalabilidade é buscar insights práticos que orientem o investimento sustentado em ideias adequadas exclusivamente à sua empresa" explica.
Para as companhias que tem um visão de futuro, enfrentam com concorrência global e buscam a sustentabilidade, a Bain propõe uma metodologia os líderes pensarem na construção de negócios como uma "máquina de experimentação" que impulsiona a inovação e o crescimento.
A partir de interação com os responsáveis pela construção de novos negócios dentro de grandes empresas no Brasil, a Bain buscou entender e criar as melhores práticas para criar e escalar "startups internas" para elaboração dessas iniciativas.
A consultoria levantou quatro etapas para a estruturação do Business Building. O passo inicial é definir a direção a tomar, identificar quais são as prioridades estratégicas e os temas de investimento para novos negócios:
- A seguir, é realizada uma seleção de quais propostas de valor específicas devem ser lançadas. Nesta fase, é muito relevante manter o diálogo com o consumidor e entender suas demandas para garantir uma oferta diferenciada;
- Na sequência, deve ocorrer o desenvolvimento dos protótipos iniciais, com a definição se o novo negócio será desenvolvido ou virá por meio de uma aquisição ou parceria. Também é importante estabelecer como ele será lançado e alavancar as competências da empresa-mãe para alcançar soluções com agilidade;
- O último passo é escalar, com a definição de segmentos, produtos e geografias que serão o foco de crescimento. O aprendizado e a melhoria contínuos são pontos cruciais para a escalabilidade.
Para alcançar o sucesso, o novo negócio precisa manter a mentalidade de insurgente, identificar tendências disruptivas e entender como elas podem alterar os mercados, mudar o comportamento do cliente e criar novos grupos de lucro. Como as necessidades do consumidor mudam constantemente, a tecnologia disponível para atender a essas demandas está evoluindo e os limites dos negócios mudam constantemente. As empresas que acompanham o ritmo não esperam para ver as coisas de forma mais nítida no futuro. Elas estão se mobilizando agora para definir o que está por vir, em um posicionamento sob medida para prosperar.
Veja no Infográfico as etapas do processo de Business Building: