Por que padronizar operações não é apenas uma questão de estratégia operacional?

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Utilizada amplamente no universo do franchising, a padronização de operações é frequentemente vista como uma estratégia puramente operacional, visando otimização de processos e redução de custos. Porém, os impactos ultrapassam as fronteiras da eficiência operacional, ao garantir que a melhores práticas alcancem todas as lojas da rede.

No varejo de alimentos, ainda persiste a máxima: "A loja é cara do gerente", ou seja, quando uma unidade se destaca por ser organizada, possuir atendimento bacana e equipe motivada, é fruto de um profissional acima da média que comanda essa operação. Mas essa não deveria ser a razão do sucesso…

Já imaginou se essa máxima valesse para o McDonald's. Será que a rede teria alcançado tamanho sucesso? O fato é que o gigante do fast food pautou seu crescimento na padronização dos processos e repetição incansável das melhores práticas operacionais, garantindo que os clientes tivessem sempre a mesma experiência independentemente de quando e onde estivessem.

Por que nos supermercados seria diferente? Mesmo sendo negócios completamente diferentes, é possível trazer para o mundo do varejo alimentar a forma de pensar e operar das grandes redes de franquias, que é padronizar processos e garantir que eles sejam praticados na ponta.

Dessa forma, a expansão e sustentação de negócios do varejo alimentar tem tudo a ver com investimento em tecnologias garantam a padronização e centralização de operações.

É mais um cenário em que a tecnologia alia-se com as melhores experiências do passado para garantir a entrega da melhor experiência aos clientes, e desta forma conquistando sua fidelidade.

As vantagens da centralização das operações no varejo

Receber serviços e atendimento de alta qualidade, encontrar os produtos organizados, preços competitivos e ter experiências consistentes são os principais critérios de avaliação da clientela.

Um estudo de 2023 feito pela empresa Zoominfo, visando entender como líderes de negócios enxergam o atendimento ao cliente, destacando que 72% das empresas têm como prioridade investir na melhoria da experiência de seus clientes.

Num mercado com tantas opções, sabemos que essa consistência é o grande selo da satisfação dos consumidores e da construção de confiança com a marca. E a pergunta é: por que padronizar minha operação torna  o ambiente de venda e de troca com o cliente mais agradável?

A resposta é simples: ao investir em padronização de processos, uma série de operações é beneficiada com redução de erros, desperdícios e custos operacionais que aumentam a lucratividade e permitem que o negócio passe a investir no crescimento sustentável e duradouro da empresa.

Com a centralização operacional, as decisões são tomadas de forma mais rápida e mais assertiva, com base em dados consolidados e análises cuidadosas. Em uma rede varejista, a uniformidade mantém a qualidade do serviço e aprimora a gestão. Não só isso, facilita o monitoramento e o acompanhamento real das operações.

Ter uma visão clara e atualizada não ajuda apenas na rápida identificação de problemas e implementação imediata de soluções, como também permite monitorar o desempenho e, assim, aproveitar as oportunidades de melhoria contínua. A padronização, por isso, garante que cada loja opere com o mesmo nível de eficiência e qualidade, independentemente de sua localização.

Ter uma central de operações é o caminho inteligente a seguir

Até aqui entendemos que a padronização e a centralização das operações são elementos centrais para uma expansão bem-sucedida. No núcleo dessa tecnologia, está a implementação de uma central de inteligência monitorando e gerenciando todas as operações, fornecendo insights para identificar mercados potenciais, prever tendências e aprimorar o relacionamento com os clientes.

Assim, ao seguir processos padronizados, as lojas replicam rapidamente o sucesso operacional, reduzindo riscos associados à expansão e ampliando os níveis de eficiência e de qualidade desde o primeiro dia.

Com uma resposta rápida e coordenada com as mudanças do mercado, a marca se torna mais ágil também para entender o comportamento do consumidor e se adaptar a tempo de oferecer diferenciais em seu serviço.

É por isso que padronizar operações não é só uma estratégia operacional; é uma abordagem de impacto na gestão, eficiência e capacidade de expansão de rede de lojas, com garantias de consistência na experiência que é ofertada aos clientes. Esse investimento é oportuno para todos os lados: para o negócio, para os funcionários e para os clientes.

Para finalizar: a loja não pode ser a "cara" de cada gerente, mas reproduzir o padrão das melhores práticas e experiências que a rede varejista escolheu para se posicionar junto ao mercado, construindo valor para sua marca todos os dias.

Gustavo Carrer, Head de Business Development na Inwave.

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