Só 20% das utilities concluíram jornada de transformação digital, aponta estudo

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A IA está na vanguarda da transformação digital no setor de utilities, com 82% dos executivos reconhecendo a mesma como essencial para a sua estratégia. No entanto, apesar do reconhecimento generalizado da importância das tecnologias emergentes, apenas um quinto (20%) das empresas concluiu o seu percurso de transformação digital, com os entrevistados divididos sobre onde deveria residir a responsabilidade: 22% fazem referência ao CFO, enquanto a mesma percentagem cita o CTO.

Isso está de acordo com uma nova pesquisa da IFS, que entrevistou 863 executivos do board (C-Levels) e vice-presidentes de empresas de serviços públicos em todo o mundo (Reino Unido, EUA, França, países nórdicos, Oriente Médio e Austrália).

Embora 84% das organizações reconheçam a análise de dados como importante para a sua abordagem de transformação digital, a investigação destaca a complexidade e os desafios inerentes à plena realização de estratégias digitais. Os principais obstáculos incluem a incapacidade de medir com precisão o valor dos investimentos (32%), a falta de clareza sobre os recursos e competências necessários (25%) e a falta de consenso sobre as prioridades entre a liderança (23%).

A gestão de ativos emergiu como um fator crítico na prestação de novos serviços e resultados como parte de uma transformação digital, com 36% dos entrevistados a enfatizar a sua importância em garantir a prestação de serviços fiáveis e eficientes. Este foco é impulsionado pelo envelhecimento da infraestrutura e pelo aumento da complexidade dos ativos. Muitos componentes da rede já ultrapassaram o tempo de vida útil previsto e funcionam em condições muito mais severas do que as originalmente concebidas, enquanto a mudança para energias renováveis e recursos energéticos distribuídos acrescenta ainda mais complexidade.

Outras áreas operacionais são referenciadas neste contexto, com a otimização de recursos citada por 39%; 38% destacam a necessidade de uma estratégia robusta de experiência do cliente e 36% mencionam o gerenciamento de serviços de campo.

Quando se trata de executar estratégias de transformação digital, as plataformas empresariais modulares que permitem às empresas misturar e combinar/montar diferentes módulos de software para satisfazer as suas necessidades específicas são muito procuradas, com 38% dos decisores procurando por tais soluções para apoiar a sua jornada. Isto descreve a necessidade de infraestruturas tecnológicas flexíveis e modulares, à medida que as empresas procuram adaptar-se rapidamente às mudanças, ao mesmo tempo que são capazes de integrar vários requisitos de aplicações de forma mais integrada.

A pesquisa também reafirmou a sustentabilidade como uma prioridade máxima para as empresas de utilities, com 46% dos entrevistados atualmente na fase de definição de prazos e objetivos para atingir as metas de sustentabilidade. No entanto, apenas 31% atingiram os primeiros marcos. As principais estratégias para atingir estes objetivos incluem a melhoria da eficiência dos ativos (43%) e o investimento em ativos energeticamente eficientes (42%).

A sustentabilidade no setor de utilities envolve mais do que apenas a redução de carbono. Inclui modelos de receita, retenção de força de trabalho e operações seguras. A integração da sustentabilidade em todas as operações garante resiliência e conformidade.

A pesquisa foi realizada pelo Censuswide de abril a maio de 2024 e entrevistou 863 executivos C-Level e vice-presidentes de empresas de serviços públicos especializadas em geração de energia, transmissão, distribuição, gás natural e serviços de água/águas residuais. Realizado no Reino Unido, EUA, França, países nórdicos, Médio Oriente e Austrália, explora tendências críticas, desafios e prioridades estratégicas, particularmente na transformação digital, sustentabilidade e experiência do cliente.

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