A Qlik anuncia uma série de novos recursos para os clientes da Databricks, empresa de Dados e IA, integrados à Databricks Data Intelligence Platform. Os aprimoramentos incluem o streaming de dados em tempo real para tabelas UniForm do Unity Catalog via change data capture (CDC), otimização automatizada do Apache Iceberg por meio do Qlik Open Lakehouse e a criação de produtos de dados de alta qualidade
Essas melhorias oferecem às equipes de dados maior flexibilidade em formatos abertos, melhor desempenho operacional com dados do Delta e Iceberg, e aceleram o caminho para arquiteturas confiáveis e prontas para IA, sem comprometer a governança e o desempenho nativos da Databricks
Os novos recursos incluem:
– Streaming de dados em tempo real para tabelas UniForm da Databricks via CDC: O Qlik Replicate agora realiza o streaming contínuo de change data capture de fontes de dados corporativos diretamente para tabelas Iceberg gerenciadas pelo Unity Catalog, possibilitando ingestão de baixa latência que atende a SLAs rigorosos de negócios para os formatos Delta e Iceberg.
– Otimização adaptativa do Iceberg: À medida que acontece a ingestão dos dados nas tabelas Apache Iceberg pelo Qlik Talend Cloud®, o otimizador totalmente automatizado do Qlik Open Lakehouse realiza de forma inteligente a compactação, o particionamento e a limpeza, reduzindo o uso de armazenamento e fornecendo consultas mais rápidas. As tabelas Iceberg otimizadas poderão ser consultadas pelo Databricks Photon ou por qualquer mecanismo compatível com Iceberg com desempenho consistente de baixa latência.
– Produtos de dados de alta qualidade e prontos para IA: Permite que as equipes de dados desenvolvam produtos de dados governados e reduzam a computação relacionada à qualidade dos dados para os ativos da Databricks, incluindo Delta Live Tables — garantindo que os produtos permaneçam confiáveis, precisos e prontos para casos de uso de IA.
– Aprimoramentos no roadmap do Spark-Aware Studio: Em breve, a Qlik apresentará novos recursos voltados para o desenvolvedor, incluindo inferência de schema, importação de Databricks notebooks Databricks e depuração nativa do Spark — capacitando as equipes a gerenciar pipelines de dados governados e self-service em seus fluxos de trabalho existentes na Databricks.
"Os clientes da Databricks continuam expandindo os limites do que é possível com formatos de dados abertos e IA", diz Ariel Amster, Diretor de Parceiros Estratégicos de Tecnologia da Databricks. "Ao fornecer change data capture em tempo real para tabelas UniForm e sua integração nativa com o Mosaic AI, a Qlik está ajudando nossos clientes conjuntos a simplificar e acelerar a inovação na Databricks Data Intelligence Platform."
"Da ingestão aos insights, os clientes da Databricks estão exigindo mais velocidade, flexibilidade e confiança em todo o seu patrimônio de dados", afirma David Zember, Vice-Presidente Sênior de Canais e Alianças Globais da Qlik. "Esses novos recursos permitem que as equipes façam mais com seus investimentos no Databricks, especialmente em relação à governança, interoperabilidade e prontidão para IA."
Os novos recursos — incluindo CDC para tabelas UniForm e otimização do Iceberg — já estão disponíveis em uma prévia privada. A integração planejada do Qlik Open Lakehouse com o Databricks está em desenvolvimento.
Siga TI Inside no LinkedIn e fique por dentro das principais notícias do mercado