Qlik amplia integração com a Databricks Data Intelligence Platform

0

A Qlik anuncia uma série de novos recursos para os clientes da Databricks, empresa de Dados e IA, integrados à Databricks Data Intelligence Platform. Os aprimoramentos incluem o streaming de dados em tempo real para tabelas UniForm do Unity Catalog via change data capture (CDC), otimização automatizada do Apache Iceberg por meio do Qlik Open Lakehouse e a criação de produtos de dados de alta qualidade

Essas melhorias oferecem às equipes de dados maior flexibilidade em formatos abertos, melhor desempenho operacional com dados do Delta e Iceberg, e aceleram o caminho para arquiteturas confiáveis e prontas para IA, sem comprometer a governança e o desempenho nativos da Databricks

Os novos recursos incluem:

– Streaming de dados em tempo real para tabelas UniForm da Databricks via CDC: O Qlik Replicate agora realiza o streaming contínuo de change data capture de fontes de dados corporativos diretamente para tabelas Iceberg gerenciadas pelo Unity Catalog, possibilitando ingestão de baixa latência que atende a SLAs rigorosos de negócios para os formatos Delta e Iceberg.

– Otimização adaptativa do Iceberg: À medida que acontece a ingestão dos dados nas tabelas Apache Iceberg pelo Qlik Talend Cloud®, o otimizador totalmente automatizado do Qlik Open Lakehouse realiza de forma inteligente a compactação, o particionamento e a limpeza, reduzindo o uso de armazenamento e fornecendo consultas mais rápidas. As tabelas Iceberg otimizadas poderão ser consultadas pelo Databricks Photon ou por qualquer mecanismo compatível com Iceberg com desempenho consistente de baixa latência.

– Produtos de dados de alta qualidade e prontos para IA: Permite que as equipes de dados desenvolvam produtos de dados governados e reduzam a computação relacionada à qualidade dos dados para os ativos da Databricks, incluindo Delta Live Tables — garantindo que os produtos permaneçam confiáveis, precisos e prontos para casos de uso de IA.

– Aprimoramentos no roadmap do Spark-Aware Studio: Em breve, a Qlik apresentará novos recursos voltados para o desenvolvedor, incluindo inferência de schema, importação de Databricks notebooks Databricks e depuração nativa do Spark — capacitando as equipes a gerenciar pipelines de dados governados e self-service em seus fluxos de trabalho existentes na Databricks.

"Os clientes da Databricks continuam expandindo os limites do que é possível com formatos de dados abertos e IA", diz Ariel Amster, Diretor de Parceiros Estratégicos de Tecnologia da Databricks. "Ao fornecer change data capture em tempo real para tabelas UniForm e sua integração nativa com o Mosaic AI, a Qlik está ajudando nossos clientes conjuntos a simplificar e acelerar a inovação na Databricks Data Intelligence Platform."

"Da ingestão aos insights, os clientes da Databricks estão exigindo mais velocidade, flexibilidade e confiança em todo o seu patrimônio de dados", afirma David Zember, Vice-Presidente Sênior de Canais e Alianças Globais da Qlik. "Esses novos recursos permitem que as equipes façam mais com seus investimentos no Databricks, especialmente em relação à governança, interoperabilidade e prontidão para IA."

Veja também: Executivas do Bradesco falam sobre como acelerar a inovação com IA e a importância da infraestrutura na estratégia digital

Os novos recursos — incluindo CDC para tabelas UniForm e otimização do Iceberg — já estão disponíveis em uma prévia privada. A integração planejada do Qlik Open Lakehouse com o Databricks está em desenvolvimento.

Siga TI Inside no LinkedIn e fique por dentro das principais notícias do mercado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.