A empresa brasileira Asyst Sudamérica acaba de ampliar seus serviços terceirizados em service support no mercado latino-americano com a instalação um novo escritório na Cidade do México. Presente no mercado há 20 anos, com duas unidades em São Paulo, uma na Argentina e outra no Chile, a companhia inicia a operação mexicana com 15 profissionais e a meta de dobrar a participação da região em sua receita nos próximos dois anos.
A estratégia na América latina prevê, ainda para 2006, investimentos de US$ 200 mil, divididos entre Argentina (US$ 80 mil), Chile (US$ 20 mil) e México (US$ 100 mil). No Brasil, a meta é investir US$ 350 mil, já que aqui a empresa atende remotamente cerca de 17 países da região, com uma equipe de analistas que presta suporte técnico em língua espanhola, inglesa, francesa e até japonesa.
?A expansão objetiva atender a demanda dos clientes locais?, explica o diretor de processos da empresa, Oswaldo Brancaglione. Segundo o executivo, hoje apenas 3% da receita concentram-se na América Latina, mas em dois anos esse percentual deve representar 6%. ?A idéia é contratarmos mais colaboradores, elevando nosso quadro para 45 funcionários e conquistar pelo menos cinco novos clientes até dezembro deste ano?, adianta.
O setor de TI na América Latina movimentou em 2005 US$ 30,6 bilhões, de acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), o que explica as metas ambiciosas da Asyst Sudamérica. Em 2005, o México movimentou US$ 7,6 bilhões, ficando atrás apenas do Brasil, com US$ 11,9 bilhões.