Brasil tem queda 13,8% no índice mundial de inovação

0

O Brasil perde espaço em inovação tecnológica e usa mal seus recursos destinados à ciência e tecnologia. Levantamento anual publicado esta semana pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi), entidade ligada à ONU, revela que, entre 2004 e 2005, o número de solicitação de patentes no país caiu 13,8%, enquanto em praticamente todo o mundo aumentou.

Segundo o estudo da Ompi, um quarto de toda a tecnologia disponível hoje no planeta está nas mãos de apenas três países asiáticos: China, Japão e Coréia do Sul.

O estudo tem como base dados de 2005 ? os últimos disponíveis ? e, na avaliação da Ompi, são um espelho dos avanços tecnológicos de um país. Em 2005, 600 mil patentes foram dadas a empresas e universidades em todo o mundo. A maioria delas (74%) estão no Japão, Estados Unidos, China, Coréia e Europa. Dentre esses países, a China foi o que mais cresceu, com um aumento de 33% nas patentes registradas entre 2004 e 2005. Para a Ompi, isso mostra que o gigante asiático está deixando de ser o país da pirataria e buscando desenvolver sua própria tecnologia. Em apenas dez anos, o número de patentes registradas se multiplicou por dez na China.

O levantamento mostra ainda que, entre 2004 e 2005, o número de solicitações ao escritório de patentes chinês aumentou 42%, ante uma média mundial de 6,6% e a redução em alguns países como no caso do Brasil. Na avaliação da entidade, os números refletem as políticas do governo chinês de transformar o país em um centro de tecnologia, e não apenas de montagem de produtos elaborados no exterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.