O MercadoLivre, portal de comércio eletrônico que atua no Brasil e em mais 11 países da América Latina, realizou nesta sexta-feira (10/8) sua oferta pública inicial de ações (IPO) na bolsa eletrônica Nasdaq, por meio da qual deve levantar cerca de US$ 300 milhões. Na oferta, que estará aberta até o dia 15 de agosto, a empresa vai vender 16 milhões de ações, sendo 2,6 milhões de papéis da própria companhia e 13,5 milhões de ações de seus acionistas.
Num dia ruim para as bolsas de todo o mundo, e em particular para as dos EUA, as ações do MercadoLivre até que foram bem. Elas abriram o pregão cotadas a US$ 22, alcançaram US$ 29 e fecharam a US$ 28,50, valor quase 60% maior do que os US$ 18 iniciais. Nesse primeiro dia, a empresa comercializou cerca de 9,8 milhões de ações
O MercadoLivre, que na Argentina, onde fica sua sede, usa o nome MercadoLibre, emprega cerca de 800 funcionários na América Latina e, em 2006, movimentou US$ 1,1 bilhão, ante US$ 608 milhões no ano anterior. O número de usuários ativos gira em torno dos 20 milhões de pessoas. A operação brasileira representa quase a metade do total.
Apesar de ter se lançado no mercado como um site especializado em leilão, 85% dos anúncios atuais são na modalidade "preço fixo" e apenas os outros 15% são negociados por meio de leilão.
Em 2001, a empresa fechou parceria de cinco com o eBay, que tornou-se um dos principais acionistas. No Brasil, o acordo resultou na aquisição da subsidiária brasileira do eBay, o iBazar. A aliança entre as empresas foi concluída em setembro de 2006.