A American Banknote (ABnote), fornecedora de soluções para cartões plásticos, sistemas de identificação e gestão de serviços gráficos, registrou queda na receita de quase todas as suas operações. Isso fez com que o lucro líquido no primeiro semestre registrasse um ligeira retração, de 0,9%, totalizando R$ 42,2 milhões contra R$ 42,6 milhões registrados em igual período do ano passado.
A receita líquida da empresa entre janeiro e junho ficou em R$ 359 milhões, queda de 0,7% em relação aos R$ 361,7 milhões apurados no mesmo intervalo de 2009.
No trimestre, a ABnote registrou lucro líquido de R$ 23,1 milhões, 10% maior que os R$ 21 milhões do mesmo trimestre do ano passado. A receita líquida ficou em R$ 188,9 milhões, 4,7% acima dos R$ 180,4 milhões apurados no mesmo período de 2009.
A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) foi de R$ 76,5 milhões, numa queda de 2,3% frente os R$ 78,3 milhões dos primeiros seis meses de 2009. No período entre abril e junho deste ano, o Ebitda foi de R$ 39 milhões, 2,4% maior que os R$ 38,1 milhões.
Durante o primeiro semestre, a receita da operação de cartões foi de R$ 235 milhões, queda de 16,7% em relação aos R$ 282 milhões apurados no primeiro semestre do ano passado. Entre abril e junho deste ano, a receita da unidade de cartões foi de R$ 119,2 milhões, contra R$ 142,7 milhões apurados no mesmo período do ano passado, uma queda de 16,5%.
A receita com serviços gráficos no semestre foi de R$ 6,7 milhões, um declínio de 30,2% na comparação com os R$ 9,6 milhões registrados no primeiro semestre de 2009. Entre o segundo trimestre do ano passado e o mesmo trimestre deste ano, a queda da receita com serviços gráficos foi de 37%, de R$ 4,6 milhões para R$ 2,9 milhões.
A receita com sistemas de identificação da ABnote foi a única que cresceu no semestre. De janeiro a junho deste ano o faturamento da área foi de R$ 7,5 milhões, crescimento de 1,4% frente os R$ 7,4 milhões registrados no primeiro semestre do ano passado. Na comparação trimestral, no entanto, as vendas dos sistemas de identificação caíram 7,7%, de R$ 3,9 milhões, no ano passado, para R$ 3,6 milhões.
- Balanço