A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) deu o aval final para a aprovação de um acordo de privacidade com o Facebook após investigação, iniciada em 2011, sobre as práticas da rede social em relação às políticas de privacidade.
O acordo final, documentado e publicado no site do FTC e divulgado pelo blog de tecnologia TechCrunch, define que a empresa deverá dar aviso claro e proeminente e receber o consentimento dos seus usuários sobre o compartilhamento de informações e configurações de privacidade. Também deverá evitar que qualquer pessoa acesse o material de um usuário mais de 30 dias após o mesmo ter excluído sua conta. Além disso, o Facebook deverá passar por auditorias de privacidade durante os próximos 20 anos e manter um programa global abrangente e compreensível.
As exigências foram feitas, pois, aparentemente, a proposta do Facebook de manter protegido o conteúdo publicado pelos usuários da rede social não estava sendo cumprido conforme o prometido.
Ao contrário do que aconteceu com o Google, que foi multado pela FTC essa semana em US$ 22,5 milhões após ser acusado de violar a privacidade de milhões de usuários do navegador de internet Safari, da Apple, o Facebook não passará por sanção pecuniária, mas deverá cumprir o acordo a risca.