Clientes do banco Itaú foram surpreendidos nesta segunda-feira, 10, por uma suposta pane do sistema de operações que paralisou as atividades bancárias. A informação inicial é de que todas as agências do banco no Brasil estiveram sem funcionar por boa parte da tarde.
O problema teria começado por volta das 15h, quando surgiram as primeiras reclamações de correntistas nas redes sociais de que não conseguiam usar os serviços do banco. Segundo esses clientes, eles ficaram sem acesso ao serviço de internet banking, ao caixa normal e o caixa eletrônico também não realizava transações, ficando impedidos de pagar contas, realizar saques, tirar extrato, acessar aplicativos do banco, e nem mesmo acessar a conta. O serviço de bankfone funcionou somente para falar com os atendentes.
De acordo com nota enviada pela comunicação corporativa do banco, o sistema apresentava intermitência. "O Itaú informa que nesta segunda-feira sofreu intermitência em seus sistemas, causando lentidão no acesso aos seus canais de atendimento na internet, caixas eletrônicos e rede de agências. A instabilidade começou por volta das 15h15 e foi solucionada em cerca de duas horas. O Itaú lamenta o ocorrido e esclarece que os canais já estão disponíveis para a realização de todas as operações", diz o comunicado.
O banco não apresentou, porém, o motivo que levou à queda de seus serviços. Rumores diziam que a pane teria sido decorrente de um ataque de hackers, mas o banco não comentou.