O ano de 2023 está provando ser um ano difícil para organizações em todo o mundo. Por conta de taxas de juros e inflação altas a adoção de políticas de gestão de prevenção de custos ganhou destaque nas primeiras semanas do ano.
Por conta de um clima econômico incerto, as empresas buscam o uso pragmático da tecnologia que possam ajudá-las a aumentar a capacidade de se adaptar e inovar em velocidade e escala.
Muitas estratégias de negócios têm sido levadas em consideração por CEOs e CIOs das empresas, como o trabalho híbrido, o foco na experiência do cliente, novos níveis de exigência em segurança e os gastos com SaaS – as empresas transferiram os gastos dos orçamentos de TI para funções de negócios e usuários.
Com base nas prioridades de negócios para 2023, prevemos cinco tendências de desenvolvimento de software correspondentes que atenderão a essas necessidades.
1 Jornadas digitais do tipo construir, não comprar
As organizações estão descobrindo que a maneira antiga de comprar software pré-empacotado carece da agilidade e da capacidade de observação. O tempo de colocação no mercado diminuiu exponencialmente e as empresas precisam aprender a lidar com isso rapidamente, para serem mais produtivas e centradas nas pessoas.
Quando você tem a capacidade de aprender o que está ou não funcionando com os usuários (sejam parceiros, clientes ou funcionários), você pode fazer melhorias rapidamente e conquistar uma maior participação de mercado, removendo atritos que podem surgir para o usuário.
2 Otimização de SaaS
Chegamos num ponto em que uma empresa de médio porte tem cerca de 240 aplicativos em seu portfólio — uma variedade de ferramentas que não é amigável nem econômica.
O gerenciamento mais próximo e uma análise de quem utiliza essas ferramentas são essenciais, pois as empresas buscam combater custos em 2023.
Assim, a otimização de SaaS incluirá a detecção de ferramentas subutilizadas e eliminação de funcionalidades duplicadas. Essas tendências de software ajudarão empresas a atender dois requisitos fundamentais: economizar dinheiro aumentando a lucratividade e aumentar a satisfação dos funcionários.
3 Engenharia de plataforma nativa da nuvem
A combinação mortal de escassez de desenvolvedores e gerenciamento de custos são os maiores obstáculos à produtividade. Portanto, as organizações precisam encontrar uma maneira de maximizar a produtividade do desenvolvedor e é por isso que uma abordagem voltada à engenharia de plataforma está em alta.
Em vez de criar cada projeto do zero e ter equipes dedicadas exclusivamente a um único projeto por vez, estamos vendo uma mudança de mentalidade de projetos.
Nesse cenário, as equipes de desenvolvimento têm acesso a componentes reutilizáveis ??e gerenciados, com uma curadoria a fim de garantir que atendam aos requisitos não funcionais mais rigorosos, como segurança e escalabilidade, por uma equipe de engenharia de plataforma.
As equipes digitais que criam aplicativos para usuários finais (seja voltado para clientes, funcionários ou parceiros) podem descobrir e consumir esses componentes reutilizáveis, acelerando exponencialmente o desenvolvimento e o lançamento no mercado, além de garantir a consistência em todo o portfólio de aplicativos.
Dessa forma, as organizações podem implantar alterações várias vezes ao dia, tornando-se verdadeiras organizações de alta performance, como empresas líderes.
4 Automação de segurança
No cenário de segurança cibernética altamente volátil de hoje, não há espaço para erros no ciclo de vida de desenvolvimento de software e cadeias de ferramentas.
E é aqui que uma plataforma de desenvolvimento de alta performance pode ajudar — mitigando riscos com automação de segurança incorporada em todos os estágios do trabalho, o tempo todo. Garantir um ambiente de desenvolvimento seguro pode ser apoiado por uma combinação de tendências de segurança de software em andamento, incluindo:
– Uma abordagem de zero trust para todas as novas criações de aplicativos;
– Uma cadeia de suprimentos de software gerenciada para rastreabilidade de código aberto;
– Plataformas de alta performance que reforçam o DevSecOps em todos os estágios do ciclo de vida do desenvolvimento de software;
– Plataformas de alto desempenho que permitem varreduras de códigos.
5 Desenvolvimento aprimorado por IA
O uso em alta escala de IA é a tendência que vai ajudar suas equipes de desenvolvimento de software, permitindo que trabalhem de maneira mais inteligente e produtiva, com segurança incorporada a cada etapa do caminho.
A IA incorporada ao ciclo de vida de desenvolvimento de software garante altos padrões de design de código, arquitetura, segurança, desempenho e manutenção de código, e pode ser realizada em uma fração do tempo do desenvolvimento tradicional.
Isso permitirá que sua equipe inove como um gigante da tecnologia com velocidade, segurança e escalabilidade.
Os principais profissionais de TI estão colocando em prática muitas dessas tendências emergentes no desenvolvimento de software em resposta à atual velocidade dos negócios.
Adeísa Romão, Diretora Comercial e consultora de negócios da Outsystems.