De olho nas vendas do 2º semestre, varejo deve se preparar para combater furtos

0

O mês de agosto já começou e o varejo encara de maneira otimista as vendas para o Dia dos Pais (domingo, 13), especialmente com o gradual reaquecimento da economia e as expectativas de queda das taxas de juros para os próximos meses. A data pode ser balizadora para o desempenho do comércio neste segundo semestre, que costuma ser atraente para os lojistas em razão da Black Friday e o Natal, principalmente.

Além de aproveitar as boas oportunidades, o varejista que busca rentabilizar seu negócio nos próximos meses deve ficar atento ao grande vilão das perdas: os furtos. Só no varejo alimentar, segundo a 6ª Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro, em parceria com a KMPG, o índice de perdas, especialmente com furtos, roubos e quebras operacionais, da pandemia até o fim de 2022, cresceu 23%.

Para combater as perdas, é essencial investir em tecnologias que possam auxiliar o empresário. E ela deve começar imediatamente, para que esteja rodando 100% nos últimos meses do ano. "No varejo, as margens são apertadas, então, qualquer ganho no lucro pode fazer muita diferença", afirma Thiago Artacho, CEO da Green Retail Solutions (www.greenreatilsolutions.com.br), empresa especializada em soluções de segurança, inteligência, organização e design de varejo.

Recursos de inteligência artificial

Entre as principais soluções utilizadas pelo varejo está o sistema de CFTV. O tradicional circuito de câmeras é a principal tecnologia em 97,09% das redes varejistas, como revela a Abrappe, à frente dos alarmes de presença (64,53%) e ferramentas de business inteligence (57,56%). E é na infraestrutura do CFTV, com o incremento da inteligência artificial (IA), que a Green Retail aposta para ajudar os varejistas a rentabilizarem as operações.

A Green Retail tem o Veesion, software que usa o poder da IA para detectar e prevenir furtos a partir da identificação de comportamentos suspeitos em loja.  O sistema faz a detecção humana, promove o reconhecimento objetos e gestos corporais, além de entender o comportamento de pessoas mal-intencionadas. "Com ele, o varejista consegue fazer a detecção de furtos automaticamente, em tempo real, com toda segurança", argumenta Artacho.

O Veesion faz a análise algorítima de imagens de vídeo, detecta automaticamente atos suspeitos e envia uma notificação de vídeo em tempo real para a equipe de segurança da loja. "Com isso o varejista consegue ser muito mais assertivo nas abordagens, sem criar constrangimentos e tão pouco episódios que possam impactar em sua credibilidade e reputação", explica Artacho. Todo e qualquer incidente pode ser consultado a partir das gravações das imagens.

Como diz Artacho, a explosão de dados, combinada com análises e inteligência artificial, permite que as varejistas meçam e prevejam as ações de prevenção de perdas. "É essencial que eles invistam em segurança. Manter uma loja eficiente e rentável requer, porém, além de tecnologia, uma série de cuidados que precisam ser adaptados à realidade de cada negócio e aplicados na rotina de toda a equipe", diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.