AMD lança chip de quatro núcleos e aposta numa virada no mercado

0

Após muita expectativa no mercado, a AMD finalmente apresentou nesta segunda-feira (10/9), em São Francisco (EUA), a versão do seu processador de quatro núcleos (quad core) para servidores de maior capacidade, o Quad-Core AMD Opteron.

O anúncio da nova linha de microchips foi cercado por um grande alarde e mostrou claramente que a AMD vai se mover a partir de agora para recuperar a participação de mercado perdida para a sua arqui-rival, a Intel.

Depois de lançar o chip Opteron x86, de 64 bits, em 2003, que obteve enorme sucesso, ?roubando? fatias expressivas da Intel, a AMD começou a perder mercado para a rival nos últimos dois anos, que lançou novos produtos dual core e quad-core, chips com dois e quatro núcleos de processamento, respectivamente.

AMD também registrou perdas de centenas de milhões de dólares, principalmente nos últimos 12 meses, em decorrência de focalizar sua atenção na fusão com ATI, fabricante de chips gráficos, pela qual pagou US$ 5,4 bilhões, e que ainda não deu os resultados esperados.

Mas a redenção pode vir agora. Os processadores AMD Opteron de núcleo quádruplo, que trazem a arquitetura Direct Connect da própria fabricante, apresentam inovações que vão além dos quatro núcleos de processamento x86 em uma cápsula de silício, tais como o uso eficiente de energia com um aumento de 50% em desempenho de ponto flutuante (segundo a fabricante), melhor desempenho de virtualização e proteção de investimentos por meio de uma abordagem que permite transições de equipamentos de núcleo duplo para o quádruplo através dos mesmos envelopes térmicos e de energia, que ajudam a manter os custos de infra-estrutura baixos.

?O dia de hoje é um marco no mercado de microprocessadores, quando a AMD mais uma vez aumenta as expectativas para a computação padrão de mercado,? disse Hector Ruiz, presidente do conselho e CEO da AMD ao anunciar o novo produto.

Vários fabricantes já anunciaram a adesão ao novo processador, entre eles a HP, Sun Microsystems, Dell, IBM, Gateway, Supermicro, entre outros. Agora é aguardar como o mercado vai reagir ao novo chip.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.