Integrantes do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica visitam, na quarta-feira (12/9), o Centro de Ensino Fundamental 1, na Vila Planalto, em Brasília, para avaliar a implementação do programa Um Computador por Aluno (UCA), do governo federal, que pretende oferecer computadores portáteis gratuitamente para estudantes e professores de ensino básico da rede pública acessarem a internet.
O relator do estudo no conselho é o deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE). Durante a visita, os conselheiros deverão avaliar o impacto do programa na motivação dos estudantes, e conhecer as metodologias e tecnologias aplicadas à estrutura do projeto.
O UCA foi lançado pelo guru tecnológico Nicholas Negroponte, criador do Media Lab, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, com o objetivo de promover educação moderna com baixo custo. O projeto, foi apresentado em Davos, na Suíça em janeiro de 2005, na reunião do Fórum Econômico Mundial. Em junho do mesmo ano, Negroponte, apresentou a idéia ao presidente Lula.
No âmbito brasileiro, o programa envolve sete ministérios, um grupo de trabalho da Presidência da República e três centros de pesquisa contratados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). As cidades escolhidas para a implantação dos projetos-piloto são: São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Palmas (TO), Piraí (RJ) e Brasília (DF)
Com informações da Agência Câmara.