Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (10/9) pela Borland Software revela que a maioria das organizações desenvolvem software em ambientes extremamente heterogêneos, das quais aproximadamente 90% utilizam múltiplas soluções de gerenciamento do ciclo de vida das aplicações (ALM).
De acordo com o levantamento, que ouviu mais de 300 clientes da fornecedora, 69% das empresas adotam duas ou mais plataformas de desenvolvimento. Destas, 42% trabalha em ambos os ambientes Java e .Net, enquanto que metade utiliza quatro ou mais soluções de ALM e 33% trabalham com produtos de mais de três fornecedores.
Ainda segundo o estudo, 44% das companhias utilizam dois ou mais processos de desenvolvimento de software, com metodologias ágeis, sendo que os processos feitos sob encomenda receberam as porcentagens mais elevadas dos votos.
A análise demonstrou também que as organizações cada vez mais são desafiadas a controlar e coordenar eficazmente todo o processo de entrega do software até atingir o potencial de ALM. Mais da metade dos entrevistados identificou ao menos uma das diversas ocorrências relacionadas a criação de software ? processos sem conexão, falta de visibilidade e rastreabilidade através do ciclo de vida, falta de métricas, baixa interoperabilidade entre as ferramentas, papéis sem integração ou falta de comunicação entre as equipes de desenvolvimento.
A pesquisa também avaliou qual era a prioridade máxima na entrega do software e obteve como resposta (58%) que é ?encontrar as necessidades do negócio/cliente?. Contudo, 44% dos entrevistados acreditam que o controle do processo crítico de ALM mais diretamente relacionado ao sucesso deste objetivo ? a definição e o gerenciamento dos requisitos de modo efetivo ? é o maior desafio ou deficiência que suas áreas de TI precisam solucionar para alcançar uma gestão na criação de softwares mais previsível. Além disso, quase um quarto classificou o ?fornecimento de software de alta qualidade? como uma das suas metas, tornando esta a segunda resposta mais comum.
Finalmente, a pesquisa revelou que, aproximadamente a metade dos entrevistados planeja, como seus maiores projetos relacionados a ALM para o próximo ano, implementar iniciativas de melhoria de processos. A integração de ferramentas, com 21% dos votos, foi a segunda iniciativa ALM mais citada. Outros 17% dos entrevistados pretendem executar maior controle, para melhorar a avaliação do status, do risco e da qualidade do projeto.