A Brasil Telecom conclui a implantação da sua rede convergente de telefonia fixa e móvel, que está sendo executada com a solução mSwitch da UTStarcom, fornecedora de soluções e serviços de rede IP. A operadora é a primeira a implantar o mSwitch como a principal tecnologia para capacitar ofertas de serviços baseadas na tecnologia Fixed Mobile Convergence (FMC).
"Na posição de uma das maiores provedoras de banda larga no Brasil, nós consideramos que a tecnologia FMC oferece uma nova oportunidade para alavancar nossa ampla gama de recursos de forma a beneficiar nossos clientes nas experiências em comunicação de longo prazo", afirma Dalton Hayakawa, diretor de marketing da Brasil Telecom. "Por meio da plataforma mSwitch, a Brasil Telecom pode oferecer a seus clientes uma conectividade contínua e integral de chamadas entre celulares e redes Wi-Fi em uma área de cobertura expandida. Isso permitirá que aumentemos o número de clientes em nossa rede durante a transição entre dispositivos de linha fixa e sem fio, dando-nos a oportunidade de demonstrar o valor, a potência e a qualidade de nossos serviços de voz combinados", completou ele.
A Brasil Telecom utilizará a solução para possibilitar a conectividade entre linhas fixas e plataformas GSM para a continuidade de chamadas entre as duas redes, usando um único dispositivo wireless. A tecnologia FMC permitirá também que a operadora amplie sua área atual de cobertura de celulares em ambientes fechados usando o novo serviço de Voice Continuity Call (VCC) para efetuar o handover entre celulares e redes Wi-Fi.
"Nos acostumamos com as inconvenientes quedas ocasionais de chamadas em wireless ou com a necessária finalização de uma chamada em linha fixa quando saímos do alcance da estação base", diz Diego Martinez, vice-presidente regional para as Américas e diretor geral da UTStarcom.