Um estudo sobre o estágio do comércio eletrônico na América Latina e Caribe, encomendado à America Economia Intelligence pela administradora de cartões Visa, revelou que 7 milhões de internautas, ou 3,7% da população brasileira, já têm o hábito de fazer compras pela internet. No ano passado, as vendas on-line no Brasil alcançaram a marca de US$ 4,89 bilhões, um crescimento de 116% na comparação com 2005, e um recorde em e-commerce na região. O aumento é atribuído principalmente ao crescimento econômico, aos avanços na tecnologia, o aumento da penetração de cartões de crédito e às mudanças no comportamento do consumidor.
"Cada vez mais os cartões de crédito se posicionam como um dos principais aliados para o crescimento do e-commerce, prova disso é que mais de 65% das compras on-line do Brasil são realizadas com cartões de crédito", afirma Eduardo Chedid, diretor executivo sênior de Produtos da Visa Brasil.
O estudo, que tem como objetivo mostrar a situação atual e as tendências do e-commerce na América Latina e Caribe, apresenta o índice "e-Readiness B2C", que compara a capacidade das economias da região para desenvolver a demanda por comércio eletrônico. Em 2007, a América Latina chegou a 26,2 pontos no e-Readiness, enquanto que o Brasil chegou a 42,5 pontos. Esse índice, segundo maior da América Latina, pode ser explicado pelo nível de bancarização e pela penetração de cartões de crédito no país, segundo a America Economia Intelligence.
A análise destaca que, em outros países da América Latina, os e-consumidores superam 12% da população. No Brasil, a cifra de 3,7% é suficiente para colocar o país em primeiro lugar entre os que mais compram pela internet em toda a região, com 45% das e-compras no período. Outro dado importante é que o e-commerce no Brasil representa 0,38% do PIB nacional, acima da média da região de 0,32%, mas ainda distante de economias mais avançadas como os Estados Unidos, onde a penetração alcança 1%.
Além do número de e-consumidores, entre os elementos que acompanham o fenômeno das compras pela internet estão as assinaturas de banda larga e os cartões de crédito. Segundo a America Economia Intelligence, do ponto de vista teórico, na medida em que houver mais conexões de banda larga e quanto melhor a qualidade dessa conexão, haverá mais internautas. E quanto mais internautas com cartões de crédito, mais usuários poderão participar desse mercado. No Brasil, apenas 3,6% da população possui banda larga, já a penetração de cartões de crédito é de 46%, o maior índice da América Latina.
O estudo aponta ainda que o Brasil poderá ter um ótimo cenário para continuar em forte expansão no mercado de comércio eletrônico, porém, para isso, precisa ter um pouco mais de atenção ao que se refere à necessidade de aumentar o investimento em infra-estrutura digital para suportar a grande crescente do mercado.