Quando o assunto é mobilidade corporativa, os fornecedores de equipamentos, como netbooks e smartphones, apontam que não basta oferecer os dispositivos, mas também englobá-los a uma série completa de aplicativos, soluções e serviços agregados para oferecê-los às empresas.
Esta é a opinião unânime de especialistas do segmento de mobilidade corporativa que participaram do Forum Mobile Plus, evento promovido pelas revistas TELETIME E TI INSIDE e organizado pela Converge Eventos, que termina nesta sexta-feira, 11, em São Paulo.
De acordo com Rodrigo Toscano, responsável pelo segmento de smartphones e mobilidade da HP, um dos pontos mais importantes dos aparelhos é ter suporte a processos, bons serviços agregados e customização na oferta.
"A escolha das soluções tem de estar bem alinhada com a necessidade e modelo de negócios das empresas. Mas a gama de parceiros para as ofertas de serviços é imprenscindível para uma boa solução", afirma Toscano. Com isso, o executivo aponta que um dos principais players que atuarão nesse mercado serão as operadoras e que o novo cenário de mobilidade corporativa irá, inclusive, alterar o modelo de negócios delas.
"As vendas dos aparelhos aliada aos serviços agregados resultarão em um modelo comercial mais agressivo das operadoras e mais vantajoso tanto para elas quanto para os clientes corporativos", avalia Toscano.
A mesma opinião tem o diretor de vendas de serviços da Nokia, Fiore Mangone, que salienta que as operadoras terão papel importante no processo de venda de soluções de mobilidade corporativa para as empresas. "É a operadora que tem de apostar nas ofertas de soluções móveis para o segmento corporativo. Com o ganho de escala, haverá a redução de custos dos aparelhos e, assim, mais acesso dos usuários corporativos", observa.
Segundo o executivo, uma das grandes oportunidades para as operadoras é a oferta de aparelhos em comodato para os clientes, o que reduz os custos iniciais de investimentos para as empresas e gera maior demanda.
A HP, que atua tanto com smartphones quanto com netbooks e laptops, tem como uma das suas principais ofertas as soluções de outsourcing do parque de PCs. Por meio dessa modalidade, a fabricante coloca as máquinas na empresa e as gerencia remotamente, cobrando um valor mensal dos clientes corporativos.
Já a Nokia, que também atuará nos dois segmentos depois de anunciar o lançamento de um Booklet 3G, não tem, por enquanto, nenhum tipo de oferta especial para empresas e tem nas operadoras o seu canal de vendas.
A grande dúvida no mercado de mobilidade corporativa é em relação a quando as empresas usarão netbooks ou smartphones em suas estratégia de mobilidade. Mas na visão de especialistas do mercado, essa resposta ainda não é precisa e a decisão deve ser baseada nas reais necessidades das empresas e adequadas às características de utilização dos usuários de cada área das companhias.
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