País quer ser referência em software livre para redes colaborativas

0

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) quer transformar o Brasil em um centro internacional de referência em software livre para ambiente de redes de colaboração. Para isso, Jarbas Lopes Cardoso, coordenador de projetos de cooperação do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), do MCT, destacou a necessidade de avaliar a qualidade do produto e o processo de desenvolvimento.
A expectativa é colocar, até outubro deste ano, os primeiros resultados do projeto em uma comunidade virtual chamada 5CQualiBR. A comunidade será aberta a todos os internautas. Entre os principais resultados, estão alguns modelos de testes e avaliações de produtos e processos.
Cardoso explicou que, dentro de ambientes empresariais fechados, o Brasil já possui essas comunidades funcionando em um nível bom, mas no momento em que a situação muda para um ambiente de colaboração aberto a todos os internautas é difícil administrar com regras tradicionais de gestão de projetos. Segundo ele, ainda existem questões sem resposta, tais como "qualificar uma contribuição vinda de uma rede de cooperação, como aquilo foi criado, como poder confiar nas respostas e em sua rapidez".
O CTI do MCT está estudando alguns casos de sucesso para poder se basear. O objetivo é fortalecer a indústria nesse novo ambiente de colaboração livre para gerar novos negócios e, consequentemente, desenvolvimento social. No momento, o CTI está trabalhando para assegurar que a infraestrutura existente pode suportar a demanda potencial do projeto. Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.