Android será o 2º sistema mais utilizado neste ano, diz Gartner

0

O Symbian e o Android, do Google, serão os sistemas operacionais para dispositivos móveis dominantes no mercado em 2014, devendo estar presentes, juntos, em 59,8% dos aparelhos sem fio em todo o mundo, de acordo com estudo do Gartner divulgado nesta sexta-feira, 10. Segundo projeção do instituto de pesquisas, a plataforma do Google terá uma parcela de mercado de 29,6% e deve ameaçar a liderança do Symbian, que equipa a maioria dos celulares da Nokia e cujo market share hoje é de 30,2%. Ele prevê, inclusive, que o Android poderá se tornar líder em vendas ainda em 2014.
O relatório aponta, ainda, que o terceiro lugar no ranking global de sistemas operacionais para dispositivos móveis será ocupado pelo iOS, do iPhone e iPad, com participação de mercado de 14,9%. O Gartner estima, por outro lado, que o BlackBerry, da Research In Motion (RIM), cairá da segunda posição, no ano passado, para a quarta colocação em 2014, com 11,7% de representatividade. Já o Windows Phone (ex-Windows Mobile) terá 3,9% de market share dentro de quatro anos.
A queda do Symbian será sentida já neste ano, quando deve responder por 40,1% do mercado, ante 46,9% de 2009. Em contrapartida, o Android dará um salto expressivo, saltando da quarta posição, com 3,9% de participação, para o segundo posto, com 17,7%, deixando para trás o BlackBerry, o iOS e o Windows Phone.
O BlackBerry, prevê o estudo, terminará este ano na terceira posição no ranking, com participação de mercado de 17,5%, ante os 19,9% de 2009. A plataforma do iPhone, por sua vez, terá sua representatividade ampliada de 14,4% para 15,4%, enquanto o Windows Phone deverá recuar de 8,7%, em 2009, para apenas 4,7%.
O Gartner ressalta que o iOS deve ultrapassar o BlackBerry em representatividade já em 2011, quando atingirá 17,4% de participação contra 15% da plataforma da RIM. O estudo da consultoria revela que as plataformas de código aberto continuarão exercendo o domínio nos dispositivos móveis, respondendo por mais de 60% do mercado em 2014.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.